Home / Sem categoria / Uma profissão que vai além da conservação e reparos de calçados: Hoje é Dia do Sapateiro
Uma profissão que vai além da conservação e reparos de calçados: Hoje é Dia do Sapateiro
25 out.2019

Uma profissão que vai além da conservação e reparos de calçados: Hoje é Dia do Sapateiro

No dia 25 de outubro é comemorado o Dia do Sapateiro e apesar de hoje essa profissão ser um pouco menos popular, existe há séculos e começou por uma necessidade. E ai, quer saber mais?

A arte de fabricar sapatos surgiu a partir do momento em que o homem passou a sentir necessidade de proteger seus pés do frio, calor e dos obstáculos no solo. E com os anos estabeleceu-se entre esses profissionais um padrão na forma de fabricação de calçados. Essa uniformização surgiu na Inglaterra, em 1305, quando o Rei Eduardo I decretou que a medida de uma polegada deveria equivaler a três grãos secos de cevada, estabelecendo assim uma medida padrão para a fabricação de calçados pelos sapateiros. Um caçado infantil, por exemplo, que medisse trezes grãos, recebia a medida padrão treze. E essa padronização inglesa se tornou tendência mundial.

Nos dias de hoje o sapateiro cuida de reparos e manutenção daqueles nossos calçados preferidos! Eles são donos daquelas dicas valiosas de preservação dos sapatos e nós vamos compartilhar algumas aqui!

Manter os calçados higienizados e organizados pode parecer uma tarefa trabalhosa, mas quando se torna um hábito em nossa rotina, o resultado é a praticidade.

Além disso, aderir alguns cuidados com os sapatos faz com que consigamos preservar melhor as peças que temos. A primeira dica é: evite molhar completamente os calçados! E quando limpá-los, deixe-os secando na sombra, longe do sol ou de qualquer fonte de calor.

Outra dica bem importante, apesar da praticidade, não utilize a máquina de lavar para higienizar os seus sapatos! Não esfregue com força ou utilize esponjas agressivas e sempre limpe a sola com uma escova de cerdas macias.

Quer ainda mais dicas? Guarde-os em ambientes secos e arejados e ainda, se possível, para uma melhor conservação, mantenha-os guardados com jornal amassado na parte de dentro, pois ajuda a absorver a umidade e manter a forma do calçado.

E como devo limpar meus calçados?

Sapatos de Couro:

Uma dica de ouro é não utilizar seu sapato de couro durante dois dias seguidos, pois o material precisa respirar! Caso o calçado esteja novo, a melhor maneira de limpá-lo é com uma flanela úmida. Basta passá-la delicadamente, sem que esteja encharcada.

Sprays, graxas e pomadas próprias para couro também evitam o ressecamento e o aparecimento de rachaduras.

Sapatos de Camurça e Nobuck:

Utilize sempre escova de cerdas bem macias e secas, pois esses tipos de materiais são delicados. Se o calçado estiver com manchas, aposte em produtos específicos para o material, assim você evita danificá-lo.

Tênis

Os tênis são calçados que usamos bastante hoje em dia e o ideal é sempre limpá-los logo após o uso com um pano molhado e algumas gotas de detergente neutro e deixe secar na sombra. Lave completamente apenas quando for muito necessário!

Agora que tal aquela dica incrível para limpar os sapatos por dentro?

Muitas vezes não damos a atenção necessária para a parte de dentro do calçado, não é mesmo? E a falta de higienização nesse local pode provocar odores terríveis. Para resolver essa questão é fácil: use lenço umedecido. Isso mesmo! Basta passar o lenço umedecido em todos os cantinhos e assim remover a poeira e sujeira!