Quem é fã e adora moda, com certeza já deve ter visto o termo “Prêt-à-porter” por aí.  Esse termo foi criado pelo estilista francês J.C. Weil e significa “pronto para usar”, referente a uma moda mais casual, que “substituiu” a moda da alta-costura francesa.

Desenho de “Prêt-à-porter”

Logo após a Segunda Guerra Mundial (lá pelo ano de 1949), o mundo passou por uma revolução em todos os setores, e a moda foi uma das áreas modificadas pelo novo estilo de vida.

Looks de Alta-Costura da grife Dior

Antes, a moda e as tendências eram ditadas pela Alta-Costura, que era focada nas luxuosas roupas para bailes de gala e eventos importantíssimos.

Modelos “Prêt-à-porter”

Com esse novo conceito de moda, “Prêt-à-porter” era possível criar roupas de melhor qualidade com o crescimento da indústria, além da variedade de estilos com preços mais acessíveis.

Coleção “Prêt-à-porter” da grife Chanel

Lançando novas tendências, a moda “Prêt-à-porter” deixou e lado a exclusividade de peças, porém era mais acessível e também possuía a assinatura dos estilistas nas peças (assim como nas criações da alta-costura).

Mi Milano Prêt-à-Porter

Com o crescimento da globalização, a informação correu rapidamente por todo o mundo e a alta-costura perdeu seu posto e deixou de lançar tendências. Já as coleções “prêt-à-porter” tomaram conta do gosto mundial quando o assunto era moda.

O estilo do “Prêt-à-porter” são peças mais sofisticadas, normalmente são as peças dos desfiles de grandes marcas, e que são as principais criadoras de tendências por todo o mundo.

Enquanto a alta-costura são peças caríssimas, exclusivas (só é feita uma peça sob medida) e que demoram um bom tempo para serem criadas, o “Prêt-à-porter” possui uma linha de produção maior (com mais peças do mesmo modelo).

Essa é um pouco da história da moda “Prêt-à-porter” que modificou os padrões de tendências. Gostou? Se quiser saber mais, deixe um comentário que respondemos.

One Reply to “Termos da moda: Prêt-à-porter”

  1. Infelizmente meus amores não entendo tudo p responder,falaria bobagem,precisaria de um estilista p me auxiliar aqui,mas acho um espetáculo as vestes femininas da década de muitos anos atrás,em compensação hoje continua o romantismo com mais conforto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.