Home / Dicas Esportivas / Qual o Melhor Tênis para Corrida? Aprenda a Escolher!
03 maio.2019

Qual o Melhor Tênis para Corrida? Aprenda a Escolher!

Usar o calçado correto na hora de fazer esportes é essencial para garantir que você não vai desenvolver nenhum tipo de lesão e poderá praticar da maneira mais saudável possível. É comum para quem está começando a se aventurar na área agora buscar saber qual o melhor tênis para corrida, não é mesmo? Descubra abaixo!

Afinal, qual o melhor tênis para corrida?

A primeira coisa que um aspirante a corredor precisa saber é que não há resposta pronta para a pergunta “qual o melhor tênis de corrida?”. Isso porque o calçado ideal depende de uma série de fatores, explicados aqui:

Tipo de corrida

A primeira coisa que precisa ser considerada na hora de buscar um tênis perfeito é o tipo de corrida que você vai praticar com aquele calçado.

Imagem Ilustrativa

Se você vai correr em solos mais duros, como asfalto, um bom amortecimento deve ser a prioridade. Porém, se for correr na terra ou na lama, é essencial contar com tênis mais estáveis, que proporcionem tração.

Pisada

A pisada é um aspecto frequentemente deixado de lado por esportistas iniciantes, mas que é simplesmente primordial para ter certeza de que o calçado não vai fazer você desenvolver lesões.

O ser humano pode pisar de três maneiras diferentes:

  • pronada — cerca de metade da população do mundo tem pisada pronada, sabia? Isso significa que ela começa do lado externo do calcanhar e termina perto do dedão, ou seja, é um pequeno arco. Esse corredor tem excesso de flexibilidade, o que pode causar instabilidade;
  • neutra — começa do lado externo do calcanhar e termina no meio da planta do pé. Não apresenta muitas restrições, então não é preciso contar com calçados especiais para corrigir a pisada;
  • supinada —  apenas 5% da população mundial conta com essa pisada. Ela começa do lado externo do calcanhar e finaliza no dedinho, o contrário da pisada pronada. Esse tipo de pessoa precisa de mais amortecimento, pois possuem os pés mais rígidos.

Tipo de amortecimento

O amortecimento é o que faz com que a corrida seja mais confortável, além de proteger suas articulações e absorver o impacto da pisada. Para quem está no início do esporte, os modelos com mais amortecimento, mais moles, são mais buscados, pois facilitam a adaptação. Porém, eles também são tênis mais pesados.

Imagem Ilustrativa

Quem já está há mais tempo no esporte e não está em busca de conforto, e sim de performance, pode optar por outros tipos de tecnologia. O importante é experimentar alguns e entender como você se sente melhor.

Já sabe escolher qual o melhor tênis para corrida? Corra para a Passarela e encontre o ideal para você!