Home / Dicas de Moda Masculina / Qual é o seu estilo de se vestir?
29 maio.2014

Qual é o seu estilo de se vestir?

Uma dúvida muito comum entre as pessoas, principalmente entre os homens, é “como saber qual meu estilo de roupa?”. Nós sabemos quais peças são nossas preferidas, o que não usamos de jeito nenhum, mas o estilo em si pode ser difícil de definir.

Hoje vamos te ajudar a descobrir a qual “grupo” você pertence e suas principais características na hora de comprar uma peça de roupa ou montar uma produção. Vamos lá?

Como saber qual meu estilo de roupa?

Lógico que não podemos generalizar demais, cada um tem seu gosto pessoal e pode ter um pouco de outro estilo mesmo que um modo de vestir predomine. Além disso, não são apenas as roupas que fazem um estilo, mas também a cultura local, as preferências também para outras coisas, como música, a idade, a ocupação, dentre outras.

Mesmo assim vale a pena conhecer melhor o seu estilo para aprimorar o modo de se vestir. Então fique ligado nas nossas explicações!

Estilo arrojado/sexy

Vamos começar com os estilos de roupa arrojado/sexy. O homem que faz parte desse “grupo” gosta de tendências, novidades, peças diferentes e valoriza o corpo, por isso aposta em peças ajustadas, desde calças, camisetas, até um blazer.

Ele também sabe combinar e misturar cores, gosta de estampas e sapatos diferenciados. Tudo para valorizar sua imagem e chamar atenção, mas nada muito carregado. Os adeptos do estilo arrojado sabem como se vestir e por isso são muito versáteis. Eles vestem o look ideal para cada situação, mas sempre levando em consideração o seu estilo e com o corpo em destaque.

Não vamos chamá-los de “fashionistas” pois eles não são caras que usam tudo o que aparece na moda. Eles usam o que faz parte do seu gosto, do seu perfil e nada exagerado, por isso chamamos esse estilo também de sexy. É um cara que sabe assimilar tendências mais facilmente, mas deixa os detalhes falarem mais alto!Arrojado

Estilo urbano

Aqui estão exemplos de homens com estilo urbano! Se vestem bem, gostam de novidades, mas não costumam assimilar tendências de moda e não estão preocupados em valorizar o corpo no modo de se vestir. Eles gostam de estar bem vestidos e de valorizar sua imagem, mas nada com muito segredo. Uma combinação de camisa xadrez com jeans e sapatênis ou bota está perfeito!

Os homens de estilo urbano têm esse visual mais jovem, moderno e gostam de sobreposições como jaquetas com camisetas estampadas. Camisetas estampadas e camisas casuais, como a xadrez e a jeans, são coringas no guarda-roupas deles, assim como as calças jeans.

A maioria dos homens brasileiros segue esse estilo atualmente, já que os homens estão cada vez mais se preocupando com a sua imagem e o modo de se vestir.Urbano

Estilo clássico

Se mesmo depois de ler as descrições anteriores você não se achou e continua se perguntando “como saber qual meu estilo de roupa?”, temos algumas questões para você. Você gosta de roupas elegantes? Trabalha de roupa social? Se respondeu sim, saiba que o seu você pode ser um homem de estilo clássico.

Isso não quer dizer que você deve usar peças mais antigas e vistas como “caretas”. Você pode gostar de combinar camisa social e blazer para qualquer situação e estar sempre muito charmoso. Em ocasiões casuais, uma boa dica é produzir a camisa com um suéter por cima para tirar a cara séria e ainda assim passar um ar arrumado.

Gravata e camisa social são os coringas do guarda-roupas do homem de estilo clássico, que também é muito refinado e gosta de peças de qualidade. Nada de camisa de poliéster ou sapatos que não sejam de couro. Além disso ele ama um relógio, um acessório de poder que deixa o visual clássico ainda mais imponente e caprichado.

O estilo clássico conta também com casacos sempre muito alinhados, de preferência no estilo italiano, mas também há aqueles homens que não gostam de nada muito colado no corpo e usam peças mais confortáveis sem perder a elegância.Clássico

Estilo básico

Homens de estilo básico pensam primeiramente no conforto. Estilo e moda para eles é algo secundário. Blusas de moletom com tênis All Star é a combinação chave para qualquer situação. Sim, qualquer ocasião mesmo!

Como já dissemos, o foco aqui é no conforto e no que é mais fácil de usar ou combinar. Os adeptos a esse estilo não gostam de parar para pensar no que fica bom com o que e muito menos gostam de comprar peças diferentes e muito coloridas.

O homem básico pensa que cada um tem que se vestir do modo que se sente mais confortável e que ninguém precisa usar uma roupa com a qual não se sinta bem.Básico

Estilo criativo

Por último, os criativos. O estilo criativo é para pessoas que gostam de coisas diferentes, de fazer ou customizar as próprias peças, e amam usar tudo aquilo que é diferente e atrai olhares.

Conjuntos estampados, cores fortes, acessórios ousados e muita mistura no look. É isso que podemos esperar dos homens criativos! Eles não necessariamente seguem aquilo que está na moda ou é dito como tendência, além de amar roupas antigas e considerarem os brechós um paraíso.

Na verdade, esse pessoal de estilo criativo ajuda a ditar muita tendência. Exemplo disso é essa moda de peças vintage que pegou muito forte e virou referência para muitas marcas por aí. Aqui no Brasil são poucos os homens que aderem a esse estilo. O local mais fácil para encontrá-los são os eventos de moda. São homens de personalidade forte, gosto ousado e pensamentos de vanguarda!Criativo

E aí, conseguimos responder a questão “como saber qual meu estilo de roupa?”? Se sim, conta para a gente qual é o seu estilo aqui nos comentários. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe em um comentário também. E continue navegando pelo blog da Passarela para mais textos sobre estilo masculino!

Imagens: Divulgação / Internet / Passarela.com

22 Comentários

  1. Ariel David Vittório disse:

    Ola Kauê olha eu aqui de novo…

    Então cara vamos lá, não sei bem dizer corretamente meu Estilo, eu acho! rs
    gosto de tendecias de passarela e mais comercial também. pelo postagem vejo que tenho um estilo arrojado, sexy como disse adoro novidade – gosto de um estilo elegante conforme o ambiente que vou e bom – gosto de um estilo criativo, adoro usar acessorios, sapatos diferenciados, enfim como disse e bem complicado ter uma palavra só que defina meu estilo…

    Mais enfim, por isso amo Moda. e quero trabalhar com isso hoje e sempre…

    Espero que tenha gostado do meu post, deixa aqui o que você achou dele.

    Obrigado!

  2. Lucas disse:

    Olá!
    Gostei muito do post! Ajuda bastante a identificar estilos e também a saber o que procurar na hora de comprar roupa. Me identifiquei no estilo “urbano”, gosto muito de novidades, sem muito o que está na tendência, porém, tenho muitos momentos do “conforto”, quando não estou com tanta intenção de me produzir muito, então procuro o simples.

  3. Entre o arrojado e o urbano

  4. Marcos disse:

    Meu Estilo é entre o Básico e o Clássico.

    Mas isso depende muito da ocasião.

    Gosto bastante de me vestir com look básico : Sapato Casual/Coturno, Calça Jeans e uma camiseta básica, quase sempre sem estampa (tenho uma camiseta básica de cada cor) rsrs. Nunca utilizo acessórios, como relógios, colares. Somente o look, com a carteira e o celular no bolso.

    Por outro lado, gosto bastante de Esporte Fino, Estilo clássico.

    Gosto de sapato social, coturno social, juntamente com uma camisa social, e uma calça jeans. Também utilizo bastante camisas polos, mocassim… Único item desse estilo que eu não uso, são as gravatas, mas pretendo, em breve, começar a usar.

    Os estilos que eu jamais usaria, são o Urbano e o Criativo.

    Urbano porque esse visual transmite juventude… e quero transmitir o oposto disso, quero aparentar ser mais maduro.

    E o Criativo porque não gosto de mistura de cores e não gosto de usar roupas que chame muita atenção. Sou discreto.

  5. Robert disse:

    Clássico é o meu estilo predominante! Mas agora acho que também sou bem arrojado/sexy. Depende do meu humor, posso dizer assim! Se quero ser levado a sério, certeza que coloco uma camisa social com gravata, abotoaduras e blazer ou costume. Mesmo que eu dispense o blazer e as abotoaduras e os substitua por um cardigã – também um coringa clássico e elegante – a camisa social com a gravata e o sapato social estão mantidos. Mas percebi que sou um pouco adepto da moda também, costumo ver desfiles e acompanhar tendências, sempre buscando aqueles cortes, costuras, roupas e acessórios que combinam comigo. Então, acho que também entro na classificação do homem arrojado/sexy. Na enquete, marquei ”Clássico” como minha opção de estilo.

  6. Urbano e as vezes o estilo básico

  7. Edmilson Prado disse:

    Excelente o seu site, muito bom e com ótimas sugestões!
    Gostaria de pedir tb alguns idéias e tendencias para nós, homens na faixa dos 50 anos e gostamos também de andar na moda!!
    Obrigado!! Parabéns melo bom gosto!!!

    • Passarela disse:

      Oi Edmilson, muito obrigado pelo elogio, fico muito feliz também de saber que um homem mais velho como você gosta do conteúdo do blog. Anotei aqui a sua sugestão e sempre que eu puder farei dicas para essa faixa de idade, se bem que muitas dicas que postei aqui podem ser usadas e adaptadas facilmente para homens mais velhos. Obrigado mais uma vez, é um prazer tê-lo por aqui!

  8. Edhie Colucci disse:

    Classico e Criativo !! <3

  9. JO Monteiro disse:

    amo esse estilo de roupas

  10. Paulo Pagliaro disse:

    Falou o que tem pinto no nome !

  11. Todos os estilos, varia de acordo com o humor 🙂

  12. Marcelo disse:

    Entende nada de nada. Dizer que o básico não liga pra moda é um desconhecimento tamanho. Vai lá usar suas roupas da última tendência e parecer uma árvore de natal, fuccboi.

  13. Daniel Jaques disse:

    Olá, acho que meu estilo é o primeiro e parabéns pelo blog, você conhece e entende sobre estilo, moda e elegancia masculina e sabe nos passar isso através de uma linguagem informal…vlw até mais

  14. Marcos disse:

    Eu fico entre o 5% básico, 20% arrojado e 75% clássico.

    Não sou muito fã de tenis (quando digo tenis me refiro ao sapatenis, pois aqueles tenis tipo Nike e etc não tenho nenhum, apenas dois Topper estilo chuteira para atividades esportivas) como a maioria das pessoas, é algo que não acho bonito, uso apenas por ser mais prático e ideal para o dia a dia, fim de semana quando vou em algum lugar a passeio prefiro o uso dos sapatos.

    Sou adepto de peças mais monocromáticas ou escuras, sempre em torno das cores como preto, cinza e branco, não uso cores abertas. Gosto de usar bastante camisetas de tonalidades escuras, mas sempre com alguma estampa para não ficar muito carregado e careta, camisas uso bem de vez em quando, principalmente no inverno, acho que usar camisa sempre dá um visual muito “mauriça”, não gosto de camisas clássicas, prefiro as slim, seguindo o mesmo padrão das camisetas, tonalidades escuras e pequenas estampas para “quebrar” o caretismo.

    E gosto muito de jaquetas de couro e blazers mais desestruturados e esporivos.

    Há peças que gosto mas não uso, por acha-las meio fora de propósito ou com o medo de passar uma imagem que não gostaria que tivessem de mim para outras pessoas, por exemplo, gosto de sobretudo, mas não uso pelo fato de achar que essa peça carrega muito o visual, fora que a mesma é muito pouco usada, gosto de ternos (sem grevata) também, mas não conheço praticamente ninguem que use terno por estilo, “de graça”, quase todo mundo que usa é por alguma função burocrática ou ocasião especial. Gosto também de relógios, mas não os uso simplesmente pelo fato destes pelo para mim incomodarem muito no pulso, gosto também de acessórios como cordões e pulseiras, mas não uso por medo de “errar na dose” e acabar caindo para um visual cafona e caricato e por fim gravatas, que além de incomodarem MUITO, essas mesmo não vejo nada de interessante.

    Então Kauê voce acha que a divisão em porcentagem que fiz estaria correta ou voce teria uma outra divisão, qual sua opinião sobre meu estilo segundo o relato ?!

    • Passarela disse:

      Oi Marcos, todo mundo tem um pouco de cada estilo isso é fato, gostei da sua divisão em porcentagens pois mostra que por mais que você tenha vários gostos tem um que predomina e dita como os outros irão ser. Por exemplo, se você é mais clássico na hora de montar um visual mais arrojado você vai preferir peças elegantes mas diferentes (como as camisas estampadas) concorda?
      O seu estilo realmente é mais puxado para o elegante pela preferência em blazers, sapatos (casuais ou sociais), jaquetas de couro (que têm uma personalidade mais chique por mais que seja usada de forma casual) etc.
      Abraço

  15. Roberto disse:

    Estilo urbano exclusivamente, uso somente pelo feeling mesmo, nem sabia q seguia o estilo!!!!!!! Uma pergunta, trabalho como farmacêutico , em uma drogaria, geralmente o q varia são as calças e os calçados, já que uso jaleco durante todo o expediente. POr exemplo hj: sapatênis marrom, calça azul escura, suéter roxo sobre camisa xadrez. Está organizado esse look? Tenho as pernas grossas.
    Como faço para variar o look no trabalho num estilo casual chic?

    • Passarela disse:

      Oi Roberto, realmente nos vestimos conforme nosso gosto mesmo e depois vamos descobrir que é um tipo de estilo específico rs. Sobre a sua produção está organizada sim e já está seguindo uma linha de casual chic, principalmente com essa mistura de suéter, camisa (xadrez que dá um ar arrumado mais jovem) e um sapatênis para não deixar um look muito tradicional. A dica que dou é para você apostar em várias cores ou estampas de suéteres com diferentes camisas por baixo, a camiseta polo também fica legal.

  16. Heráclito Paz disse:

    Nossa, acho que sou o tipo arrojado sexy, também adoro sobreposições com jaquetas, xadrez, adoro também um estilo mais rocker. Curto um pouco de tudo isso.

  17. Lucas Fausto disse:

    E so um cara q ñ preocupo com estilos mais agora sei q sao importantes mais as vezes mim preocupo em usa algumas cores q combinam pra pele morena