Home / Mulher / Chega de Dúvidas! Descubra a Sua Paleta de Cores e Arrase nos Looks
01 set.2020

Chega de Dúvidas! Descubra a Sua Paleta de Cores e Arrase nos Looks

Todo mundo sabe quais são aquelas cores que caem bem e aquelas que acabam não valorizando tanto nossa beleza natural, não é mesmo? O que muitos não sabem é que, por trás desse feeling, há um verdadeiro estudo: a colorimetria! Estudar e relacioná-la com você mesma é o que resulta no que chamamos de paleta de cores.

Quer entender melhor sobre o que é essa paleta, para que serve e como descobri-la? Veja aqui embaixo o que preparamos para você!

Para que serve uma paleta de cores?

A paleta de cores indica quais são os melhores tons para que você possa destacar toda a sua beleza natural. Sabe quando vê um vestido lindo na vitrine, mas na hora que experimenta nota que aquele tom alaranjado te deixa pálida? A colorimetria serve para que você compreenda o que cai bem, deixando seus looks ainda mais belos!

Para que serve uma paleta de cores?
Imagem Ilustrativa

Quando usamos os tons certos, a combinação acaba iluminando o rosto, suavizando os traços e transparecendo uma ideia de vitalidade.

Em contrapartida, quando escolhemos aqueles que não nos favorecem tanto, olheiras e marcas de expressão, por exemplo, são evidenciadas e isso pode conferir um ar cansado ou de doença.

Círculo Cromático

Para quem não sabe o que é um círculo cromático, trata-se de uma ferramenta essencial para buscar a harmonia de cores. Ele pode ser usado de diversas formas: combinando sua cor escolhida com tonalidades contrastantes ou análogas.

Círculo Cromático na Paleta de Cores
Imagem Ilustrativa

As cores contrastantes são aquelas que se encontram em pontos opostos no círculo cromático. Quando duas cores contrastantes são combinadas, cria-se um ambiente mais dinâmico.

Já as cores análogas são aquelas que se encontram mais próximas no círculo cromático, cujas tonalidades chegam a ser parecidas, gerando uma combinação mais suave. Um exemplo de cores análogas são o vermelho e o rosa.

Descobrindo sua paleta de cores

Várias análises são feitas para ajudar a descobrir qual a sua paleta de cores. Muitas dessas práticas de estudo de coloração pessoal são feitas por consultores de imagem. Porém, é possível estudar para entender quais são os tons que caem melhor em você.

Para a base do estudo, considera-se o tom da sua pele em questões de matiz, saturação e intensidade. Encontrar a temperatura de sua pele (se é fria, quente ou neutra) é o primeiro passo. Depois, é preciso entender qual é a sua estação do ano, sempre de acordo com a cor dos olhos e dos cabelos.

Descobrindo sua paleta de cores
Imagem Ilustrativa

Dentro disso, há uma grande diversidade de paletas existentes que combinam a estação com o tom da pele. Após descobrir sua cartela de cores, escolher as peças de roupas passa a ser uma tarefa mais fácil. Os tons também valem para a parte de cima do rosto, ou seja, você pode investir em maquiagens e acessórios na cor da sua cartela de cores. Isso vai evidenciar o seu ‘cartão de visitas’ – o rosto.

Também é importante comentar que esse trabalho de análise de coloração pessoal não tem o objetivo de restringir o guarda-roupa. Fique tranquila, ainda é possível usar uma cor que não está na sua cartela! A dica aqui é acrescentar acessórios ou uma nova peça dentro da cartela, assim dá um equilíbrio. Além disso, sempre existirão cores coringas, como as cores neutras, além do azul marinho, off white, verde militar e marrom que são cores fáceis de combinar e não tem erro.

Amou? Então confira as opções no site da Passarela e monte produções com base em nossas dicas. Aproveite para publicar no Instagram e marcar nosso perfil @passarela, também não deixe de assinar a nossa newsletter e seja a primeira a receber as novidades e descontos exclusivos!