Home / Com que roupa eu vou / Os tipos de cortes dos ternos
20 fev.2014

Os tipos de cortes dos ternos

Você sabe quais são os principais tipos de ternos? Essa é uma dúvida bastante frequente entre a maioria dos homens que usa essa peça — essencial no look formal.

Saber as principais diferenças entre os modelos e cortes é fundamental para compor looks modernos, elegantes e carregados de estilo. Por isso, acompanhe o post a seguir!Ternos Homens

Corte Italiano

Primeiro, vamos falar do corte italiano. Ele é uma opção para quem gosta de peças mais ajustadas ao corpo e com modelagem slim. Está entre os tipos de terno mais despojados, pois pode ser usado sem erro no dia a dia .

Seguindo a personalidade sofisticada do homem italiano, o terno é acinturado, tem as mangas mais estreitas, é mais justo no peito e possui ombros bem estruturados.

A calça, por sua vez, tem o cós mais baixo e é ajustada na coxa. Já o paletó não tem bolsos e nem fenda na parte de trás.

Corte Inglês

Também conhecido como “britânico”, esse tipo de corte surgiu na época de passeios a cavalo dos homens de Londres, típicos das classes superiores. A modelagem é mais tradicional e tem o corte mais solto no corpo, uma ótima opção para quem está acima do peso ou prefere peças que não marquem tanto a silhueta.

Os bolsos do paletó possuem abas, os ombros não são tão estruturados como o corte italiano, deixando a silhueta do homem mais natural. Por isso, é um dos tipos de ternos mais tradicionais e convencionais.

Terno Inglês
 

Corte Americano

Para terminar o nosso “guia” de tipos de ternos, temos o corte americano.

Ele é o mais comum, pelo menos aqui no Brasil, por ter a modelagem mais clássica e moderada. Apesar de não ser tão acinturado como o italiano, não é solto como o inglês. Ele é, basicamente, o “meio termo” da peça.

O corte americano tem uma fenda na parte de trás do paletó, os ombros são levemente estruturados e o caimento é mais reto do que slim.

É importante frisar que qualquer um desses cortes pode ter sua versão slim fit, que segue as mesmas características tradicionais das modelagens, porém, é  mais ajustada no corpo como a personalidade slim pede. Por isso, são tipos de ternos ideais para o dia a dia ou em ocasiões formais.Tipos de Terno

Na Passarela, você encontra diversas opções de camisas para combinar com os três tipos de cortes citados. Acesse o site e escolha o modelo que mais combina com o seu estilo!

12 Comentários

  1. Pedro Portes disse:

    Tenho certeza que esclareceu mtos caras que tinham a mesma dúvida que eu, Kauê’ Ótimo post e… só pra constar: o corte italiano continua fazendo a minha cabeça! Hahaha abraço

  2. Rafael disse:

    Oi Kaue, para mim que sou magro, o terno tipo slim ficaria elegante?!

  3. Marcos disse:

    Oi Kauê tudo bem ?!

    Interessante essa abordagem sua sobre cortes de ternos, mas nas questão das fendas essa regra segue a risca aqui no Brasil ?
    Pois a maioria dos ternos a venda no Brasil possuem duas fendas laterais como no corte inglês, alguns possuem uma única fenda central como no corte americano e não vejo mais nenhum terno sem fenda alguma, esses ternos sem nenhuma fenda eram comuns nos anos 90, mas hoje eu não vejo mais, particularmente eu não gosto de ternos sem fenda, e gosto das duas fendas laterais, acho que deixa o estilo do corte mais bonito.

    • Passarela disse:

      Oi Marcos, tudo bem sim e com você?
      Até onde eu sei essa regra é seguida sim, mas também estamos acostumados com várias adaptações, como por exemplo os modelos slim fit, então deve ser por isso que a gente acaba confundindo muito os tipos e cortes de ternos.
      Eu também gosto mais do com duas fendas, mas para mim o corte tem que ser ajustado pois sou magro.

  4. Matheus disse:

    Para pessoas com o corpo mais largo, recomenda-se com tipo de corte Kauê ?
    Att:,

    • Passarela disse:

      Oi Matheus, eu recomendo os cortes mais tradicionais como o inglês que não é tão ajustado no corpo e, assim, não vai “apertar” pessoas de corpo mais largo.

  5. Gabriel disse:

    Oi Kauê, tenho uma dúvida quanto ao terno, pois sou magro e alto e tenho dificuldade de encontrar paletó na altura “certa”, mas recentemente eu comprei um paletó com um corte italiano e a altura do paletó está um pouco mais curto que a segunda imagem que está no exemplo. Está incorreto o paletó?
    vlws

    • Passarela disse:

      Oi Gabriel, tudo bem? Essas medidas que disse aqui são as tradicionais e clássicas, hoje temos alguns modelos de ternos que são realmente mais curtos, normalmente quem usa são homens mais jovens e modernos com uma modelagem mais skinny e arrojada. Não está errado, fique tranquilo, apenas se certifique que não está “feio” ou estranho visualmente, no caso de estar muito curto ou muito justo. O importante é que a calça e o paletó se alinhem, ou seja, a calça seja ajustada e o paletó também para não parecer que o paletó está errado. Espero ter ajudado!

  6. Bruno Silva disse:

    diz q o italiano nao tem bolso e poe uma foto de um paleto cinza com bolso?

  7. Bruno Silva disse:

    diz q o italiano nao tem bolso e poe uma foto de um paleto cinza com bolso?