Óculos de sol, eis uma peça que dá um visual incrementado para qualquer pessoa em qualquer ocasião, além de ser um acessório muito funcional nos dias de sol e de calor, principalmente agora no verão.

Agora, muita gente tem dúvidas sobre o modelo certo para o seu tipo de rosto ou estilo pessoal, então para ajudar você a comprar um modelo versátil que que combine muito bem com você separei algumas dicas que você deve se atentar.

Óculos para Homens (1)
Rosto Redondo, pessoas que têm queixo e testa bem marcantes e em geral a largura e o comprimento do rosto são quase iguais. Invista em tipos retangulares, quadradas, com hastes grossas e cores claras, esqueça as armações redondas!

Rosto oval, um tipo de rosto que costuma ter formato equilibrado, por isso combina com mais tipos de armações que outros perfis.

Rosto triangular, achatado ou comprido com testa larga e queixo fino. As armações estreitas equilibram as formas  do rosto, especialmente o maxilar inferior estreito.

Rosto quadrado, testa larga e maxilar saliente. O ideal é usar armações ovaladas em material claro que ampliam a área dos olhos. Esse modelo suaviza o rosto.

Óculos Homens
Se você tem o nariz largo, independentemente do seu formato de rosto, o ideal é que a ponte (parte da armação que une as duas lentes) seja mais alta e estreita. Para quem tem nariz grande a ponte deve ser clara ou um pouco mais baixa que a linha superior da armação e quem tem o nariz pequeno a melhor escolha são as pontes altas e arredondadas.

Óculos para Homens (3)
Óculos para Homens (2)
Outros cuidados que você deve tomar é observar o seu estilo e coisas como a barba, o cabelo, os olhos etc:

Barba, Bigode e Cavanhaque – O ideal é escolher os modelos menos chamativos.

Careca – Óculos grandes com formatos marcantes e bem centralizados, ajudam a complementar e equilibrar o seu rosto.

Olhos – Se for muito próximo, o ideal são armações pequenas com cores claras, que ajudam a alargar o rosto. Se for muito afastado, o ideal são armações com ponte escura.

Sobrancelha – Se sua sobrancelha encosta na outra evite ponte com detalhes para não chamar mais atenção.

Óculos para Homens (4)
E o típico físico?

Altos – Se seu rosto não for muito fino, abuse das armações maiores, esse tipo físico permite hastes maiores com detalhes nas hastes.

Baixos – Dê preferência por modelos menores, pois eles deixam o rosto mais livre e equilibrado.

Gordos – Evite armações chamativas com aros grossos, elas evidenciam as papinhas e as bolsas embaixo dos olhos.

Magros – Se você além de magro tiver traços mais delicados (rosto fininho), opte por modelos leves sem muitos detalhes ou use apenas os modelos lisos.

Lembre-se sempre de observar a qualidade do óculos e de suas lentes, desconfie de modelos muito baratos e sem marca devido a proteção UV, um filtro que protege seus olhos dos raios ultravioleta.

Outro detalhe importante é o teste da bochecha, já ouviu falar? Quando for experimentar um óculos coloque o modelo no rosto e sorria, para levantar as bochechas. Se o óculos levantar junto é um sinal que a armação pode não ter ficado tão boa no seu rosto.

Os demais detalhes vão do gosto pessoal e do estilo de cada um, tanto é que hoje podemos encontrar uma porção imensa de tipos de óculos. Espero ter ajudado!

www.passarela.com

fonte: revista Mensch

29 Replies to “O modelo ideal de óculos de sol para você”

  1. E quando aos óculos de grau, a regra é a mesma? Porque ao contrario do oculos de sol, necessito usalo constantemente, o que seria bom no meu caso?

    1. Olá A. Sander, como estamos citando as formas de armações com relação aos traços e linhas do rosto você pode sim levar as mesmas regras em consideração.

  2. Excelente artigo, Cauê. A propósito, tenho 1,75m de altura e sou magro. O óculos estilo aviador, o clássico Ray Ban, fica bom para mim? Aliás, a partir de qual altura se classifica um homem como alto ou baixo no mundo da moda? Vou fazer o teste da bochecha da próxima vez que experimentar o Ray Ban, mas, quando eu o olhei, ficou muito bom em mim.

    1. Olá Matheus, tudo bem?
      Muito obrigado pelo elogio, pelas características que me informou acredito que o modelo aviador seja uma boa escolha para você, na verdade esse modelo é bom para muitos tipos e formatos de rostos.
      Em relação a altura baixo podemos considerar 1,60m para baixo, pode se considerar alto!
      Espero ter ajudado

  3. Olá Kauê, primeiramente parabéns pelos Artigos muito bem elaborado,é ótimo ver pessoas querendo ajudar o próximo. Eu tenho 1,90, olhos azuis, corpo atlético. eu amo Óculos estilo xerife, você acha que combina?.Gostaria muito da opinião de um profissional. Obrigado desde já.

    1. Oi Adriano, muito obrigado pelos elogios, fico feliz em saber que o conteúdo do blog está ajudando você.
      O modelo xerife é aquele aviador certo? Eu gosto muito dele e acho ele muito democrático, apenas não recomendo as lentes muito arredondadas para quem tem o rosto mais redondo mas pela sua altura e seu estilo de corpo acredito que seu rosto tenha traços mais retos, então aposte que é uma boa opção, muito arrojada e versátil.

    1. Oi Jorge, tudo bem e com você?
      Seu rosto é oval então todo tipo de armação fica bem (principalmente os levemente arredondados), apenas evite óculos muito pequenos já que os com a armação que preenche mais o rosto valorizam mais seu visual.

  4. Kauê seu blog e Show Parabéns.
    Vou precisar óculos agora e parece que nada fica bom. Tenho 1,68 meu rosto é fino triangulo invertido e tenho um nariz grande.
    Kauê qual melhor modelo para mim ?????

    1. Oi Marcelo, muito obrigado, é um prazer tê-lo por aqui.
      Sobre o óculos ideal para o seu tipo de rosto aposte em armações quadradas e que não tenham detalhes na parte de cima. As armações mais finas também podem ajudar a não dar mais volume na região do nariz.

  5. Olá kauê gostaria de uma ajuda sua.já tentei vários oculos e não axei qual cai bem em mim tenho 1.70m
    De altura e peso 75kg .meu nariz e grande.
    Axo o modelo Rb2140 muito top .
    Vc axa q ele fica bem em mim?
    Ou qual modelo vc sugere….
    Tentei colocar minha foto aki mais não deu…
    Meu Facebook é webert Ferreira
    [email protected]

    Obrigado…
    Abraço.

    1. Oi Webert, tudo bem?
      Acredito que os dois modelos ficarão bons no seu rosto por serem democráticos para vários tipos de rostos. Experimente os dois, analise, tire foto e pense no que acha antes de comprar. Você também pode comprar uma opção mais barata com a mesma armação para ver se acostuma e depois compra o Ray Ban mesmo. É questão de costume mesmo, essas coisas a gente estranha no começo mais depois começa a ver com outros olhos, rs.
      Abraço.

        1. Tudo bem também!
          Agora a foto veio, deu certo.
          Seu rosto tem um formato mais para o triângulo invertido ou para o trapézio. Nesses dois casos o que é mais indicado são óculos com armações quadradas. Os redondos indico que evite, assim como os óculos muito grandes. Porém para o seu rosto, se quiser, você pode apostar em um modelo levemente arredondado que não tem problema.
          Precisando é só falar, abraço.

  6. Olá as notícias que postou a respeito dos óculos são boas mas tem um quesito que não foi citado pela matéria: A relevância que há no nariz. Falou do corpo quase todo mas no que está no rosto não foi citado. Aguardo notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.