Home / Homem / Novembro Azul – Precisamos falar sobre essa causa!
11 nov.2019

Novembro Azul – Precisamos falar sobre essa causa!

O mês de Outubro foi Rosa e falamos sobre o câncer de mama, já esse mês é azul e vamos falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de próstata. Para a sociedade ainda é um verdadeiro tabu falar sobre câncer de próstata, mas não deveria afinal este câncer é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) são estimados mais de 89 mil casos, somente neste ano de 2019. Por isso, precisamos falar sobre esse assunto sem preconceito para alertar a população sobre os riscos para a saúde do homem.  As dúvidas sempre surgem e por isso iremos tentar te ajudar neste artigo, lembrando sempre que é importante você buscar um profissional da saúde.

Como e porque surgiu o Novembro Azul?

A campanha teve início no começo dos anos 2000 na Austrália com o intuito de alertar a população masculina para cuidar da sua saúde. Sendo assim, um grupo de amigos se juntou e deixou a barba crescer durante todo o mês e então o movimento ganhou uma popularidade muito grande e chegou ao Brasil em meados de 2012 através do Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. O movimento ficou conhecido como Movember, a junção entre as palavras moustache (bigode) e november (novembro).

Foco na Prevenção!

O câncer de próstata é muito comum em homens com idade avançada, a cada dez homens diagnosticados com câncer nove têm mais de 55 anos, porém isto não é uma regra. O que geralmente acontece é que quando o homem decide buscar ajuda médica, o câncer normalmente já está em um estágio avançado podendo prejudicar o tratamento e por isso, muitas entidades fazem a conscientização da prevenção e no diagnóstico precoce da doença. Há algumas formas naturais de se prevenir a doença, como:

  • Alimentação saudável: Evitar alimentos com alto teor de gordura e açúcar porque ajuda a desenvolver a inflamação no corpo. Foi feito um estudo onde, homens que comiam alimentos açucarados têm uma chance de 64% de obter uma forma avançada de câncer de próstata. Além disso, inserir chá verde na dieta já foi comprovado que diminui a chance de desenvolver a doença.
  • Praticar atividade física: Além de combater a depressão, a atividade fisíca auxilia em manter o peso ideal e ao evitar o sobrepeso o risco do câncer diminui.
  • Fazer exames periodicamente: Por se tratar de uma doença silenciosa, muita das vezes o câncer de próstata não apresenta sintomas. Por isso, é muito importante realizar exames como de sangue ou então consultar o seu urologista para saber quais as melhores formas de prevenção.

O câncer de próstata possui uma taxa elevada de cura principalmente se o homem descobre no estágio inicial da doença. Por isso, consideramos o diagnóstico um fator importante na descoberta do câncer e um alerta importante para toda sociedade masculina acima de qualquer preconceito. Cuidar da saúde também é coisa de homem, previna-se e sempre busque ajuda médica!