Home / Moda Feminina / Moda Vintage e Retrô — Qual a Diferença?
01 maio.2019

Moda Vintage e Retrô — Qual a Diferença?

A cada temporada, fica mais claro que a moda é cíclica e nós estamos sempre em busca de reviver e renovar tendências que já passaram. Neste cenário, também sabemos que o universo fashion adora usar os termos vintage e retrô, mas você sabe mesmo o que significam e qual a diferença entre eles?

Apesar das duas palavras serem comumente confundidas e, às vezes, até mesmo utilizadas como sinônimos, há sim diferença entre ambas. Quer aprender sobre o tema? Confira o que preparamos aqui embaixo!

Moda vintage

Em poucas palavras, vintage é algo verdadeiramente antigo, mas facilmente utilizável nos dias de hoje, já que continua na moda (ou volta para os holofotes de tempos em tempos). A origem do termo vem de uma expressão inglesa “vint + age”, que significa “a idade do vinho”, utilizada primeiramente pelos produtores da bebida.

Para uma peça ser considerada vintage, especialistas dizem que deve ter, no mínimo, vinte anos de idade. Porém, isso pode variar de acordo com a opinião do profissional. De qualquer forma, sabe aquele vestido que sua avó guarda desde a juventude no armário? Isso é vintage!

Imagem Ilustrativa

Ah, e não é apenas no universo da moda que funciona dessa maneira. Além de peças de roupa, jóias, acessórios, móveis e qualquer outro tipo de item também pode ser considerado vintage.

Moda retrô

O retrô nada mais é do que o novo com cara de antigo. Quando uma grife faz uma releitura de algo que já foi tendência, esse item é retrô. É o que estamos observando nos dias de hoje com as pochetes, por exemplo, que era um item indispensável nos anos 1990 e voltou com tudo.

Portanto, se uma peça foi lançada nos dias de hoje, mas lembra tendências que passaram nas últimas décadas, fica fácil entender que ela é retrô. A palavra faz referência ao estilo em questão, e não à idade da peça, como na moda vintage.

Imagem Ilustrativa

Agora já sabe, não é? Se está procurando por um item antigo, vá ao brechó. Em caso de itens novos, mas no estilo retrô — que está em alta, acesse o site da Passarela e encontre os seus preferidos!

1 Comentário

  1. Franci Klein disse:

    Adorei o post! Amo tanto a moda vintage, como a retrô. 🙂

    Grande beijo, Franci.
    http://www.delirioscotidianos.com