Home / Beleza e Saúde / Janeiro Branco – Mês da conscientização sobre a saúde mental
Janeiro Branco – Mês da conscientização sobre a saúde mental
11 jan.2021

Janeiro Branco – Mês da conscientização sobre a saúde mental

A campanha Janeiro Branco, celebrada anualmente no primeiro mês do ano, tem como principal objetivo levantar discussões sobre saúde mental. 

Ressaltando a importância de uma mentalidade sadia para alcançar os objetivos no ciclo que se inicia, preparamos um post para você entender a origem da campanha e a importância da atenção à saúde do corpo e da mente.  

Como Surgiu a campanha Janeiro Branco?

O movimento Janeiro Branco foi idealizado em 2013. Porém, só no ano seguinte, em 2014, o projeto foi colocado em prática. A campanha é voltada à saúde mental e sua conscientização.

Janeiro é o primeiro mês do ano e é comum as pessoas refletirem sobre os objetivos de sua vida, seus projetos, qualidades dos seus relacionamentos, entre outros aspectos.

Sendo assim, é importante que a saúde mental e emocional esteja em dia para que todo o “balanço” seja feito de forma coerente e segura.

Como Surgiu a campanha Janeiro Branco?
Fotos: reprodução/Google/Pinterest

Quando falamos em cuidados com a saúde, sempre pensamos em pontos como alimentação e hábitos saudáveis e práticas regulares de exercícios físicos.

Porém, a saúde psíquica, tem forte influência no nosso estado de saúde geral. Quer dicas para manter a sua saúde mental em dia? Continue a leitura!

Como cuidar da saúde mental?

Existe uma relação muito próxima entre o que sentimos e como agimos. Não é possível que alguém com problemas emocionais tenha sempre atitudes saudáveis, e vice-versa.

Uma forma de garantir a saúde mental é ter um comportamento preventivo, a partir de algumas atitudes simples, tais como:

  • Pensamento positivo – Não é apenas um clichê de autoajuda. Normalmente exteriorizamos o que pensamos. Quando conseguimos manter nossa mente em uma posição positiva, vemos as coisas de um modo mais fácil e acreditamos que tudo é possível e que encontraremos uma solução.
  • Atividade prazerosa – Fazer o que se gosta traz um benefício enorme para a saúde mental, mesmo que seja no trabalho. Se você gosta do que faz, o peso será menor e as atividades serão realizadas com menos estresse. Importante, também, fazermos atividades fora do horário de serviço ou de estudo que nos tragam prazer. Pode ser um hobby, exercícios físicos, leitura ou qualquer outra coisa que nos traga satisfação.
  • Sonhar e ter objetivos – Uma mente ocupada com sonhos e objetivos está focada em metas e não tem tempo para pensamentos negativos. O vislumbre de nosso sonho ou objetivo alcançado traz bem-estar e motiva nossa mente a pensar positivamente.
  • Interesses em comum – Participar de um grupo, associar-se a um clube e compartilhar interesses proporciona a sensação de pertencimento e faz bem para a saúde mental. Contribuir com a comunidade, seja em um trabalho de voluntariado ou somente ajudar um vizinho, faz com que nos sintamos bem em participar da vida do próximo e traz um benefício maior para nós mesmos.

Essas são apenas algumas das muitas atitudes que podemos ter para cuidar da nossa saúde mental. Quando não conseguimos sozinhos, o ideal é procurar ajuda profissional. Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos e não se esqueça de acompanhar nosso blog para mais dicas!