O Kimono (ou quimono), que em japonês significa “coisa de vestir”, é um traje típico e tradicional do Japão, que surgiu durante o período Heian (794-1192) com uma nova técnica conhecida como o método de corte em linha reta. Com esta técnica, os fabricantes de kimono não precisavam se preocupar com a forma do corpo dos diferentes usuários.
Eles já apareceram em vários momentos da história da moda, como nos anos 1920, onde as mulheres, influenciadas pelo estilista Paul Poiret (1879 – 1944), passaram a usar peças de influência oriental, depois que Poiret criou uma coleção de peças amplas e confortáveis, inspirada nos quimonos japoneses, pensando em libertar as mulheres dos espartilhos.
Nos anos 1960 e 1970, os quimonos ressurgem com o estilo hippie e suas inspirações exóticas que misturavam elementos da cultura indígena com os da cultura oriental.
E desde o ano passado, eles voltaram com força total como ‘kimono jackets’, que são peças cheias de estilo para serem usadas como um casaco, sendo uma alternativa moderna e atual para o nosso outono-inverno ameno! Eles são promessa de hit para o Inverno!
E você tem visto estes peças por aí e não sabe como incorporá-las ao seu dia a dia? Vamos ver algumas dicas de como usá-los?
Para os dias mais quentes, vale apostar no look com kimono, short e camiseta básica ou top cropped. Nos pés você pode usar uma rasteira, uma sandália ou até mesmo um coturno. Se o clima estiver mais ameno, use com calça jeans, legging ou calça de couro.
Se optar por usar com jeans, a dica é escolher um modelo mais justinho que ajuda a equilibrar a forma ampla no kimono. As calças de modelagem flare também podem ser usadas e dão uma cara mais 1970´s para a produção. Os jeans destroyed também ficam ótimos combinados com kimono e camiseta básica.
Os kimonos podem facilmente substituir um casaco ou casaqueto, sendo usados nas mais diversas formas, basta apenas adaptá-lo ao seu estilo e encontrar o modelo você mais gosta, seja com ou sem franja, liso ou estampado.
Quimonos e os diferentes tipos físicos
Mulheres de corpo retângulo possuem ombros e quadris de mesma proporção e não tem cintura definida. As mulheres de corpo ampulheta, também têm busto e quadril na mesma proporção, porém com uma cintura mais fina. Para estes dois tipos de mulheres, vale usar o kimono com um cinto, dando harmonia e forma ao corpo.
Se você é uma mulher de corpo triângulo, que possue os ombros e bustos pequenos e quadril largo, a dica é abusar dos kimonos estampados, dos modelos coloridos e com brilho. E lembre-se que a parte de baixo deve ser mais escura.
Já se você tem um corpo triângulo invertido, ou seja, com ombros e bustos maiores que o quadril e com pernas finas ou tem um corpo oval, com uma silhueta mais cheia em cima, a dica é usar modelos de kimono mais escuros do que a peça usada na parte de baixo do corpo.
Já tem o seu kimono? Como você tem usado? Deixe seu comentário ou sugestão! Se ainda tiver alguma dúvida, escreva para [email protected]
lindooooooossssssssss