Home / Com que roupa eu vou / Guia de Bolsas
09 out.2015

Guia de Bolsas

Toda mulher saber que existem diferentes modelos e nomes de bolsas, certo?! Para evitar que você fique em dúvida, vamos explicar a diferença entre os principais tipos de bolsas femininas e sugerir algumas ocasiões de uso para cada uma delas.

Bolsa Carteira

Normalmente associada aos looks de festa, hoje em dia também é possível encontrar modelos de bolsa carteira que podem ser usadas no dia a dia. Pode possuir divisórias internas e também alça, o que permite ser carregada na mão ou usada nos ombros.

bolsa carteira

Bolsa Envelope

É uma variação da bolsa carteira, porém a sua aba se assemelha à de um envelope, daí o seu nome.

bolsa envelope

Bolsa Clutch

A bolsa clutch é a famosa bolsa de festa. Atualmente pode ser encontrada em diversos modelos: de estruturados a maleáveis, de minimalistas a outros cheios de detalhes como glitter e pedrarias. Sua principal diferença em relação à bolsa carteira é o acabamento e o material que são mais sofisticados.

bolsa clutch

Bolsa Baguette

Tem o formato estreito e comprido como de uma baguete. Possui alças curtas, para ser levada sob o braço.

bolsa baguete

Bolsa Baú

A bolsa baú surge entre as décadas de 1940 e 1950 e se consagra através da grife Louis Vuitton pelas mãos da atriz Audrey Hepburn. Sua característica principal é o formato que se assemelha a um baú. Geralmente possui alças curtas, o que faz com que ela tenha que ser carregada na mão.

bolsa bau

Bolsa Mochila

A bolsa mochila ressurgiu nas últimas estações, graças à tendência esportiva que está em alta. É um modelo muito útil para aqueles momentos em que você precisa de praticidade e dos braços livres. Perfeita para compor looks casuais e descontraídos.

bolsa mochila

Bolsa de Ombro

Modelo queridinho da maioria das mulheres, as bolsas de ombro podem ser médias ou grandes e ideais para levar tudo o que você precisa durante o dia. Podem ter formato mais arredondado, retangular, estruturado e vir com uma ou duas alças.

bolsa ombro

Bolsa Hobo

É um modelo para usar apoiada no ombro e ideal para carregar poucas coisas. Geralmente a bolsa hobo (também chamada de bolsa saco no Brasil) é feita em matéria maleável e não é estruturada e seu formato se assemelha ao de uma meia lua, com apenas uma alça. É ótima para compor looks de toque boho, casuais e informais.

bolsa saco

Bolsa Saco ou Bucket

A bolsa saco ou bucket tem sido a queridinha das vitrines há algumas estações e promete continuar dando as caras por algum tempo. Ótima para o dia a dia, ela é ideal para ter em mãos tudo o que você precisa no trabalho, na rua ou em qualquer lugar. É uma bolsa no formato de um saquinho e em geral tem apenas uma alça que pode ser carregada no ombro ou na mão.

bolsa bucket

Bolsa Tote

A bolsa tote é um modelo de tamanho grande e de estrutura reforçada. É uma bolsa mais vertical, de formato estreito e fundo.

bolsa tote

Bolsa Shopping

A shopping bag surge no início do século XX quando as mulheres começam a ter uma participação mais ativa na vida diária das famílias. Eram usadas para que as compras fossem entregues em domicílio. A shopping bag é um bolsa sacola mais horizontal e hoje em dia existem modelos dos mais simples ao mais refinados.

bolsa shopping

Bolsa de Mão

Quando surgiu, no século XVIII, a bolsa de mão era feita no mesmo tecido da roupa que a mulher iria vestir. Como o próprio nome já diz, é uma bolsa para ser levada exclusivamente com a alça nas mãos.

bolsa de mão

Bolsa Transversal ou Tiracolo

A bolsa transversal, também chamada de tiracolo, é um modelo muito prático e útil de bolsa que pode ser usada tanto de dia quanto à noite para ocasiões onde você não queira ficar segurando a bolsa. Podem ser encontradas em modelos quadrados ou arredondados, sempre com uma alça transversal longa.

bolsa transversal

Bolsa Carteiro ou Mensageiro

A bolsa carteiro é um modelo de tamanho médio ou grande que se assemelha às bolsas de carteiro, com uma alça transversal longa e resistente, para ser usada na diagonal. São práticas para quem quer ficar com as mãos livres e precisa carregar vários itens na bolsa. Alguns modelos são compactos mas cabem de tudo.

bolsa carteiro

Bolsa Doctor

A bolsa doctor tem esse nome pois se assemelha às maletas de médicos de antigamente. Normalmente são estruturadas e de tamanho médio, com uma ou duas alças curtas e com fecho de metal. São perfeitas para compor looks românticos, com ar vintage.

bolsa doctor

Bolsa Mini Bag ou Baby bag

As mini bags são versões miniaturas de bolsas conhecidas e têm feito a cabeça das mulheres, aparecendo com cada vez mais força na moda. Apesar de serem pequenas e levarem apenas o essencial, elas são práticas e estilosas. Perfeitas para um passeio ao shopping, por exemplo, já que não ficam pesando e incomodando.

bolsa mini bag

Bolsa Pasta

Nos anos 1960 o zíper passa a ser amplamente usado no fechamento das bolsas. É também nesse período que algumas mulheres passam a adotar o uso de pastas executivas masculinas, que logo ganharam suas versões femininas. São perfeitas para aquelas mulheres que trabalham em ambientas mais formais e elegantes.

bolsa pasta

Bolsa Bowling

A bolsa bowling, que literalmente quer dizer boliche, inspirada nas bolsas de jogar boliche. Basicamente é um modelo mais durinho e estruturado com duas alças e com formato arredondado.

bolsa bowling

2 Comentários

  1. Tatiana disse:

    Gente, todas lindas…. mas gostaria de saber se a Passarela voltará a trabalhar com a marca Perfetto…. tinha uma bolsa da marca que eu adorava, fui assaltada e nunca mais achei pra vender…. Já entrei em contato com o SAC e nunca tenho uma resposta…. não sei se a marca não existe mais ou se apenas deixaram de trabalhar com ela…. aguardo uma resposta…..

    Obrigada.