Home / Beleza e Saúde / Formas de eliminar o mau cheiro dos sapatos
Formas de eliminar o mau cheiro dos sapatos
14 set.2020

Formas de eliminar o mau cheiro dos sapatos

Um dos problemas mais desagradáveis e embaraçoso, é sem dúvida o mau cheiro nos pés. Este odor é a  consequência da proliferação de bactérias na região dos pés, especialmente no peito do pé, quando ficam muito aquecidos e suados. Comum entre adultos, crianças ou idosos, além de fazer mal à saúde, causa situações constrangedoras. Se você sofre com esse mal, não se desespere! Existem tratamentos caseiros que podem controlar esse problema de forma eficaz.

Para eliminar o odor de vez, reunimos soluções caseiras que geralmente resolvem o problema em um curto prazo de tempo. Confira!

Solução 1: Vinagre

O vinagre é mesmo um santo remédio para muita coisa – entre elas, tirar os odores do seu par de sapatos. Misture uma colher de vinagre branco em cinco colheres de sopa de água. Com uma esponja, aplique nas palmilhas e no interior do calçado. Depois coloque em um local fresco e arejado e deixe secar naturalmente.

Formas de eliminar o mau cheiro dos sapatos
Imagem Ilustrativa

Solução 2: Bicarbonato de sódio

O bicarbonato tem mil e uma utilidades na limpeza da casa, como absorver manchas, odores e umidades. Por esse motivo, ele é muito útil para tirar o mau cheiro dos seus sapatos. Você pode preparar sachês com a substância e colocar em seus sapatos após tirá-los ao final do dia.

Bicarbonato de sódio
Imagem Ilustrativa

É importante lembrar que o bicarbonato de sódio possui um pH básico, o suficiente para causar irritações nos seus pés. Portanto, verifique que seu calçado não tem resquícios de bicarbonato antes utilizá-lo.

Solução 3: Cascas de laranja, limão ou tangerina

Nunca jogue as cascas de frutas fora. As cascas de frutas cítricas como o limão e a laranja também podem ser utilizadas na sua luta para acabar com o chulé.

Cascas de laranja, limão ou tangerina
Imagem Ilustrativa

Basta colocar as cascas (bem sequinhas) dentro de seus sapatos pela noite e retirar pela manhã. Com esse truque seguro, você ainda reaproveita essas casquinhas que não teriam função.

Como prevenir o mau cheiro diariamente?

Lave e seque muito bem os pés antes de calçar qualquer sapato. Hidratar os pés com cremes que contenham ureia, pés hidratados e sem fissuras são mais resistentes às bactérias que causam o chulé.

Como prevenir o mau cheiro diariamente?
Imagem Ilustrativa

Use sempre meias limpas e prefira as de algodão e troque-as todos os dias. Meias sujas são foco de bactérias causadoras de maus odores. É importante limpar os sapatos após o uso: lave as sandálias rasteiras e os chinelos com vinagre ou algum dos métodos citados acima. Para você fazer todos os dias: após chegar em casa e retirar os sapatos, borrife álcool 70 ou algum pó antisséptico. Não use o mesmo sapato todo dia, alterne com outro par e fique sem usar o mesmo calçado no mínimo 24 horas.

Independente do método escolhido, é importante estar ciente do motivo pelo qual você apresenta o mau cheiro. Se você sofre com essa condição, busque sempre sapatos e meias de materiais mais arejados. Agora, uma última e valiosa dica: mau cheiro nos pés pode ocorrer por deficiência de zinco no organismo. Comer alimentos ricos em zinco como frutas (abacaxi, maçã, banana ou morango), pode garantir pés saudáveis e sem chulé.