13 out.2015

Dicas: Trekking

Fazer trilha é uma das melhores formas de estabelecer um contato direto com a natureza. E é a melhor maneira de perceber o quanto a natureza é perfeita, generosa e merecedora do nosso respeito e atenção.

O Brasil é um país privilegiado pelas suas belezas naturais, portanto encontrar boas trilhas por aqui é muito fácil.

Os praticantes de trekking sempre que planejarem fazer um percurso, devem ficar atentos a alguns detalhes antes, durante e depois da aventura. Vamos conferir algumas dicas?!

4368713_fly1

É imprescindível sempre ter às mãos mapas do local, bússola e algum aparelho que permita a sua comunicação com os outros, caso haja algum problema. Se for fazer uma trilha noturna, não se esqueça de levar lanternas e pilhas reservas.

Para evitar o desconforto com dores musculares, alongue-se tanto antes quanto depois da trilha.

3492388_x6

Use botas ou tênis apropriados para a prática. Além de serem confortáveis, protegem seus tornozelos de possíveis torções e de picadas de animais peçonhentos. Evite calçados novos ou pouco firmes, como chinelos. Antes de ir pra trilha com sua bota nova, utilize algumas vezes em terrenos planos, para amaciar. Evite, também, aquele tênis velho de solado gasto. Muitas pessoas não prestam atenção neste detalhe, mas um solado aderente é essencial!

Opte por roupas leves, de preferência feitas com tecido natural, como o algodão. Elas ajudam a evitar o excesso de transpiração. E lembre-se sempre de levar uma jaqueta. Proteja a cabeça e os olhos com boné, chapéu e óculos de sol. Nos pés, meias de algodão são a melhor escolha para absorver o suor.

Deixe a mochila o mais leve possível, mas claro, sem deixar para trás o que for essencial. É importante que ela fique nas costas, para que suas mãos fiquem livres. Também é imprescindível levar um kit primeiros socorros, caso ocorra algum acidente.

Trekking

Lembre-se que nem sempre haverá água potável no trajeto que você irá percorrer e manter a hidratação é essencial, portanto não se esqueça de levar sua água ou isotônico. Para comer, opte pelos alimentos leves, não perecíveis e que sejam boas fontes de energia, como barras de cereais e frutas. E deixe de lado alimentos que possam estragar com o calor ou a umidade.

E por último, mas não menos importante: respeite e preserve a natureza! Deixe o local tão limpo quanto você o encontrou. Recolha seu lixo e leve-o com você. Não assuste os animais. Não recolha pedras, conchas, plantas ou animais para levar de lembrança. Para recordação, leve apenas suas fotos e sua experiência.

4421014_PicsArt_1428685005974

Fotos: Divulgação / Internet / Loobook.nu / Shutterstock