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25 ago.2015

Dicas: Natação

A natação é uma das atividades físicas mais eficientes para queimar calorias, acelerar o metabolismo e firmar músculos sem sobrecarregar as articulações.
Pesquisadores da Universidade de Indiana, nos EUA, compararam pessoas que tem a natação como hobby e a praticam por lazer com outras que não praticam o esporte e descobriram que os nadadores de todas as idades têm mais massa magra, além de cintura e quadris mais finos. Com base em análises clínicas, nesta mesma pesquisa, os cientistas mostraram que nadadores são biologicamente 20 anos mais novos do que sua idade real.
Uma hora de braçadas queima pelo menos 500 calorias, podendo chegar a 700 e até 800 calorias, dependendo do esforço aplicado. Como a água é muito mais densa que o ar, cada movimento exige mais resistência do corpo, principalmente do abdômen, dos quadris, da região lombar, dos braços, dos ombros e dos glúteos.
Além de deixar os praticantes em forma, a natação também é ótima para as articulações: a água neutraliza a gravidade deixando o nadador praticamente sem peso quando imerso, podendo ser praticada todos os dias da semana.
Qualquer pessoa, de qualquer faixa etária pode fazer natação, lembrando que sempre deve ser orientada por um educador físico. Gestantes também podem praticar, mas o estilo borboleta não é indicado para elas pois força a coluna. Pessoas com problemas de coluna devem se concentrar nos estilos crawl e costas.
Esse esporte também melhora a resistência do organismo e ajuda na prevenção e recuperação de doenças como asma, bronquite e problemas ortopédicos.
Apesar da natação não ser tão prática como a corrida, por exemplo, tudo o que a pessoa que deseja praticá-la necessita são três peças chave: sunga ou maiô, touca e óculos – além de uma piscina.
NATAÇÃO MASCULINO
NATAÇÃO FEMININO
NATAÇÃO INFANTIL
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