Embora existam hoje diferentes estilos e cores de sapatos sociais, as cores mais tradicionais como preto e marrom continuam sendo as preferidas entre o público masculino. Os modelos mais comuns são os de abotoar – com fivela de lado –, mocassins lisos ou com pingentes, além do clássico Oxford, de cadarço.

Segundo a Consultora de Imagem e Estilo, Camila Vaz, os sapatos sociais devem ser usados quando o traje indicado ao evento for passeio ou esporte fino, passeio completo e blacktie. “No caso de traje passeio ou esporte fino, uma boa opção é o mocassim, de preferência nas cores preto ou marrom. Já para o passeio completo, pode-se investir nos modelos sociais pretos, e para o blacktie, dê preferência entre os lisos de verniz ou pretos de couro, de amarrar”, sugere.

Sapato Masculino Rafarillo 2317 – Preto / Sapato Masculino(A) Rogerio Melo 374001 – Cafe / Mocassim Masculino(A) Free Way Winner8 – Taupe

Para aqueles que sempre ficam na dúvida entre como combinar sapato, cinto e meia, Camila afirma que sim, eles devem ser da mesma cor. Para facilitar a composição do look, apostar no preto sempre é uma boa alternativa, pois combina com tudo.

Se você deseja dar um ar mais sofisticado ao look e fugir do trivial jeans + tênis, os sapatos sociais são ótimos aliados. “O sapato social vai bem com ternos e smokings, mas também pode ser combinado com jeans + camiseta + blazer. Porém, peças excessivamente casuais não combinam com este tipo de calçado”, destaca a consultora.

 

Em se falando de conforto, Camila indica os de solado de couro, mas outras opções são os mais esportivos, com sola de borracha, indicados para eventos informais. Eles podem ser de cadarço, como o dock-sider, botas de nobuck e as botinas de camurça.

Sapato Masculino(A) Spezzio 50001 – Conhaque / Sapato Masculino Rafarillo 2318 – Preto / Sapato Masculino Rafarillo 2316 – Conhaque

Por fim, perder horas escolhendo sapatos não é só coisa de mulher, como muitos pensam. Segundo a consultora, o público masculino deve ter muita paciência na escolha do sapato social. “O homem deve provar o calçado com calma, andando pela loja com os dois pés calçados, mexendo os dedos para ver se está pegando em algum ponto, sentindo o forro e o conforto. Também é importante checar se ambos os pés estão iguais nas cores e detalhes, além de prestar atenção na qualidade do couro”, finaliza Camila.

Seguindo todas essas dicas, fica fácil montar um look diferenciado e moderno, digno de todo homem do século XXI.

Camila Vaz é Consultora de Imagem e Estilo e blogueira: www.vazcomestilo.com.br

6 Replies to “Dicas da consultora – Escolhendo o sapato social adequado”

    1. Olá Edimilson, como o modelo de sapato é mais casual então recomendo que use cintos de lona ou então um de couro mesmo, porém que seja mais moderno e despojado (esse por exemplo: http://www.passarela.com.br/masculino/produto/7310080012/c/d254/)
      Em relação a cor você não precisa necessariamente manter tons de verde, então aposte em cintos bege e areia, tanto claros como em tons mais escuros, e até mesmo um marrom. Se preferir você pode usar sim um cinto que puxe alguma tonalidade de verde porém não há necessidade de combinar o sapato com o cinto.
      Tudo depende da produção inteira. Se você quiser uma combinação mais descolada para o dia a dia, com bermuda ou mesmo jeans e camiseta os cintos de lona são os ideais. Já, se quiser combinar com um jeans mais escuro e uma camisa social recomendo um cinto marrom de couro, porém não tão social.

  1. Boa tarde. Sempre tive vontade de ter e usar um sapato branco, qual a dica de você para este tipo de calçado, é bacana, não é, enfim quais as dicas possíveis para usar este tipo de calçado.

    1. Oi Francisco, tudo bem?
      Sapatos brancos indico apenas tênis ou sapatênis, em ocasiões casuais e despojadas. Sapato social branco só fica bom para quem trabalha na área da saúde, e durante o expediente mesmo. Fora disso calçados brancos são muito legais mas em uma personalidade casual e despojada.
      Espero ter ajudado!

  2. Olá Kauê,

    Tenho algumas dúvidas com relação ao uso de sapatos com cadarço. É indicado o uso deste com calça jeans (sport fino), tanto para ocasiões como por exemplo casamentos, e para trabalho ?

    Vc indica o uso de sinto (camisa social para dentro, com calça jeans) para ambos ?

    1. Oi Paulo, tudo bem?
      Os sapatos sociais com cadarço são mais elegantes e sofisticados, você pode usar sim com uma calça jeans preta ou de sarja, o look fica mais chique. Eles, por exemplo, são os indicados para acompanhar ternos e produções para ocasiões que exijam um visual mais formal.
      Sobre os mocassins, que não têm cadarços, eles também são elegantes mas são indicados para situações mais descontraídas (uma camisa social, um jeans preto e um mocassim ficam ótimos para um dia de trabalho ou uma festa não tão chique).
      O cinto deve ser usado sempre sim, a não ser que a sua camisa seja mais curtinha e você possa usar para fora, mas ele deve sempre acompanhar a cor do sapato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.