Dicas: Corrida para Iniciantes

Dicas: Corrida para Iniciantes

Antes de colocar os pés na estrada e começar a correr, é muito importante passar por uma avaliação médica, assim você evita surpresas desagradáveis quando colocar o coração para trabalhar. Não tem erro, informe ao médico a sua pretensão em iniciar a prática esportiva e sempre procure informações que possam ser úteis para melhorar seu desempenho.

É muito importante para o seu bom desempenho, fazer uma periodização de treinamentos com objetivos bem definidos e metas que deverão ser buscadas constantemente. Uma periodização correta começa com um treino chamado adaptação. A fase de adaptação nada mais é que um período em que você, gradativamente, acostumará seu organismo à prática de atividade física, seu corpo sairá do estado de sedentarismo para iniciar o estado ativo. Portanto, nesta fase, a intensidade do exercício é bem leve e sua progressão é pouco acentuada. A paciência e a perseverança são muito importantes nesta etapa.

Para iniciar uma atividade física que realmente proporcione resultado, o ideal é que na fase de iniciação você pratique entre 2 a 3 vezes por semana, dependendo da sua disponibilidade. Independentemente se você optar por fazer treinos pela manhã ou à noite, reserve ao menos uma hora por dia para realizar o treinamento.

Definir o local do treinamento não é tão simples quanto parece, o terreno, a elevação, o tamanho, tudo isso influencia no seu treino. Quem está iniciando na corrida agora, observe os seguintes pontos:

– Escolha um local arborizado, isso aumentará a qualidade do seu treino e irá proporcionar bem estar pelo fato de estar próximo da natureza e poder respirar um ar mais limpo;

– Procure treinar em locais movimentados (parques, praças), onde você possa encontrar outras pessoas praticando corrida ou caminhada, isso irá contribuir para o fator motivacional;

– Escolha, neste período de adaptação, um local que não tenha muita variação de elevação (muitas subidas e descidas), lembre-se que é uma fase que a intensidade é leve e que você irá “aprender” correr. Fazendo isso, você poderá explorar com tranquilidade o desenvolvimento dos gestos da corrida: posições dos braços, passadas, respiração, etc.;

– Dê preferência aos locais sem circulação de veículos, correr em pistas, rodovias ou outras ruas movimentadas nesta fase não é uma boa opção. É uma questão até de segurança.

– Você pode até variar nos treinos quando o assunto é terreno, pode ser grama, terra batida, asfalto, concreto, etc. Mas lembre-se que nesta fase o ideal é procurar treinar em terrenos que não tenham muitas irregularidades (buracos, desníveis, etc.). É um período que as articulações e músculos ainda não estão tão fortalecidos para arriscar essas variações desafiadoras.

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A roupa para prática esportiva é uma questão muito individual, a regra é simples: sentir-se à vontade. Evite usar roupas que limitem seu movimento ou também que tenham cordões, capuz, ou qualquer outra coisa que possa ficar balançando durante a corrida. (Confira todas nossos opções de roupas esportivas!)

O tênis deve ser confortável e ter um bom sistema de amortecimento. Se você fizer uma boa avaliação postural, conseguirá identificar o seu tipo de pisada e com isso comprar um tênis específico que proporcione maior conforto durante sua corrida. Uma dica interessante é escolher um tênis confortável pra usar no período de adaptação e quando pegar gosto pela prática você investe em um tênis melhor. (Veja os melhores modelos de tênis!)

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É muito importante que o treino não seja feito em jejum, a corrida é uma atividade aeróbica que consome muita energia, portanto, para evitar fraqueza, queda brusca da glicemia ou até queda de pressão, se alimente de forma adequada antes do treino.

Uma dica útil é comer alimentos que contenham carboidrato de fácil digestão até duas horas antes e 30 minutos antes você pode comer uma fruta e um pedaço pequeno de pão branco com peito de peru e queijo branco. Evite ingerir muita fibra, para não ocasionar desconforto gástrico durante o exercício. Hidratação é essencial, não deixe de beber água antes, durante e principalmente depois do treino.

Fonte: Site Treinodecorrida.com.br

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1 Comentário

  1. Sandra gomes - 6 de dezembro de 2015

    Gostei muito das dicas ,agora é so começar a praticar

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