Home / Homem / Dica rápida: Como usar mocassim social
Como usar Mocassim?
30 jun.2020

Dica rápida: Como usar mocassim social

Mocassins são clássicos, estilosos, chiques e confortáveis. E hoje é um modelo que não pode faltar no guarda-roupa masculino. Por mais que o mocassim seja social ele não é indicado para usar com roupas muito formais como o terno, por exemplo, e devemos ter cuidado na hora de combinar este sapato masculino.

Em 1950, o sapato se popularizou entre os astros de cinema e, posteriormente, foi considerado como peça para o guarda-roupa de homens mais velhos. De uns anos pra cá, isso mudou e hoje passou a ser um calçado popular entre os homens principalmente pelo conforto que o mocassim proporciona.

Porém, muitos homens ainda têm dúvidas de como usar este sapato e por isso vamos te dar dicas básicas para você combinar este calçado. Confira!

Como usar Mocassim?

A dica é simples, objetiva e rápida: Além de acrescentar tons de elegância ao look, o mocassim masculino pode ser usado com jeans, calça social e calça modelo alfaiataria. Para isso, basta investir em camisas sociais, suéteres ou blazers.

O look ideal para se combinar com mocassim social é camisa, uma calça escura e um blazer. Essa produção dá um ar de elegância e combina com a personalidade do look de camisa e calça, que é elegante, mas não pede um complemento tão sofisticado, pois é um look mais despojado, em termos.

como usar Mocassim?

Imagem Ilustrativa

O cinto deve acompanhar a cor do mocassim e sempre ser de couro. Para o uso de mocassins marrons use calças com tons puxados para o azul marinho, já em mocassins pretos use calças pretas.

Outra dúvida bastante comum entre os homens é se pode usar o mocassim com meia. A resposta é desde que seja meia social pode sim, não pode usar meia soquete e nem aquelas brancas de cano alto. Siga a cor do sapato para combinar com a meia, na dúvida use uma meia colorida ou estampada, fica muito mais estiloso!

Em quais ocasiões o sapato pode ser usado?

O mocassim é ideal para ser usado para um look esporte fino e pode ser usado até mesmo no ambiente de trabalho. Antigamente, ele era muito usado em locais de baixas temperaturas, mas atualmente é o calçado preferido para compor looks em localidades que possuem um clima mais quente.

Por isso, quando chega o verão vale a pena investir nesse calçado sem medo! São sapatos que caem bem em situações mais descontraídas, para reduzir a formalidade de visuais mais chiques.

Para usar este sapato, vale uma regra básica: roupas neutras, mais sóbrias e discretas pedem um tipo de calçado mais clássico, num tom mais sério. Já os mocassins coloridos podem ser escolhidos para compor peças descoladas e mais modernas.

Outra dica importante é não utilizar o mocassim com moletons, bermudas abaixo do joelho ou roupas de tamanhos mais largos e desproporcionais ao seu corpo.

Agora que você já sabe como usar mocassim, organize seu guarda-roupa para esta nova estação e coloque em prática as nossas dicas. Encontre na Passarela diversos modelos de mocassim masculino com preços que cabem no seu bolso!

15 Comentários

  1. Gabriel Vasconcelos disse:

    Ainda tinha algumas dúvidas sobre o uso do mocassim social até ler esse texto, Kauê. Obrigado. Muito esclarecedor. Agora, vendo aqui o glossário de sapatos do blog, que por sinal tem vários modelos, ainda senti falta da bota social. Talvez seja só ignorância minha e haja outro nome pra essa bota. Mas vi, por exemplo, alguns modelos muito bonitos, com zíper, no site da Passarela. Um, inclusive, que eu, leigo, não consegui diferenciar do mocassim social. Grande abraço!

    • Passarela disse:

      Oi Gabriel, fico feliz que o texto tenha sido de bom proveito para você. Sobre as botas sociais o que diferencia elas é que o design é mais sofisticado e mais leve do que outros modelos mais pesados como os coturnos, por exemplo. Logo no Inverno falaremos muito sobre elas aqui no blog. Abraço

  2. Rafael disse:

    Muito Obrigado Kaue, pelas otimas dicas, serão muito uteis!!!

  3. Olá Kauê, muita boa essas dicas mas ainda me resta uma dúvida. No caso de uma calça bege clara(não muito), um mocassim café cairia bem? Qual combinação de mocassim mais adequada para uma calça bege? Abraços!!!

    • Passarela disse:

      Cairia bem sim André, você acaba mantendo a “família” de tons e essa opção é a mais correta e clássica. Se quiser você pode também colocar um colorido como azul, amarelo ou verde que o bege não irá “brigar” com essas cores.
      Abraços

  4. Marcos Silva disse:

    Kaué gostaria de saber cara que calça jeans posso usa com mocassim Marrom, camisa etc.

    • Passarela disse:

      Oi Marcos, tudo bem?
      Eu sempre recomendo uma calça skinny para ficar legal com o mocassim, é um sapato que precisa ficar em destaque e se a barra ficar por cima dele pode achatar sua silhueta. Daí você pode usar com camisa, polo ou camisetas.

  5. Marcos Silva disse:

    Kaué gostaria de saber cara que calça jeans posso usa com mocassim Marrom, camisa etc.

    • Passarela disse:

      Oi Marcos, tudo bem?
      Você pode usar um jeans escuro (azul marinho) ou então um jeans um pouco lavado, nada de jeans muito claro pois pode ficar estranho com a cor do mocassim. A camisa pode ser de qualquer cor, desde uma jeans até mesmo uma xadrez com tons de vermelho, verde ou azul. Se quiser usar camisetas ou polo também está liberado de qualquer cor, desde o branco até o pink!

  6. André Moreira disse:

    Comprei um modelo da Democrata igual a um desses que você postou. Obrigado pelas dicas! Muito bom!!! E com as fotos suas dicas complementam ainda mais a ideia e ajudam a não cometermos erro na hora de combinarmos.

  7. Para o uso de mocassins marrons use calças com tons puxados para o azul marinho.

  8. João Paulo Rocha disse:

    Gostaria de usar um mocassim com terno cinza claro e camisa branca para um casamento ao ar livre no campo. Qual a cor de mocassim e cinto que posso usar?

    • Passarela disse:

      Olá João, tudo bom? Para esta composição indicamos que use um mocassim de uma cor que dê destaque afinal, o terno já é claro então procure usar um mocassim ou marrom ou preto para dar um diferencial no look.

  9. Caio disse:

    Boa, uma calça social bege, camisa social branca e suspensório bege, vai bem usar mocassim marrom? Serei padrinho de casamento.

    • Passarela disse:

      Oii Caio, tudo bom? Combina, a não ser que a tonalidade do marrom seja mais forte do que as demais peças para dar destaque na produção. Beijos.