Dia do Consumidor: Veja 5 Direitos Que Você Tem e Não Exerce na Hora de Fazer Uma Compra! | Passarela Blog
Dia do Consumidor: Veja 5 Direitos Que Você Tem e Não Exerce na Hora de Fazer Uma Compra!

Dia do Consumidor: Veja 5 Direitos Que Você Tem e Não Exerce na Hora de Fazer Uma Compra!

O dia do consumidor é um marco na defesa das garantias e benefícios de todos os clientes e compradores. Mas nem todos têm conhecimento sobre o que podem e devem exigir.

Você conhece os seus direitos de consumidor? Selecionamos alguns que podem ser bastante úteis para descomplicar diversas situações do seu cotidiano.

Confira direitos que valem o ano inteiro e não apenas no Dia do Consumidor

Se você nunca passou por situações em que precisou recorrer aos seus direitos, deve conhecer algum amigo que já viveu esse tipo de experiência. Não conseguir identificar preços de produtos e pagar por taxas indevidas, são exemplos de alguns problemas que você não vai precisar enfrentar depois de entender melhor sobre os artigos que protegem os consumidores.

Os preços dos produtos precisam estar expostos

O artigo 31 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante que as empresas devem expor os preços e informações sobre os produtos de forma clara para os compradores. Dessa forma, quando você passar por uma vitrine, seja ela física ou virtual, pode solicitar os valores e o cumprimento da legislação.

Cobranças inadequadas devem ser reembolsadas em dobro

O CDC prevê a devolução em dobro para cobranças indevidas, no entanto, é preciso analisar se houve má fé por parte da empresa. Por exemplo: se uma loja sabe que seu sistema responsável pela cobrança é falho, tem consciência que pode prejudicar os clientes, agindo de forma intencional. Nesses casos, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) consegue identificar a infração de forma mais simples para assegurar a restituição.

Qualquer valor pode ser pago com cartão

Nunca aceite “não” como resposta quando você decide pagar por um produto barato com cartão de crédito ou de débito. Segundo o artigo 39 do CDC, não existe valor mínimo estipulado e você é livre para usar a forma de pagamento que desejar para pagar quantias pequenas.

Dia do Consumidor

Após o pagamento de dívidas, seu nome deve ficar limpo no prazo de até cinco dias úteis

Ninguém quer ter restrições com o nome, não é mesmo? Por isso, pode se despreocupar depois de quitar suas dívidas. Seu nome, segundo o artigo 43 do CDC, deve estar limpo em até cinco dias úteis. Caso não ocorra como previsto, você pode solicitar reparação por dano moral.

Ninguém é obrigado a comprar produtos casados

Pagar por um produto e levar dois, tudo bem. Mas ter que comprar obrigatoriamente mais de um item só para garantir o que realmente deseja, é inadmissível. Não aceite que lojistas ofereçam a venda casada como uma regra.

 

Aproveite o Dia do Consumidor e faça valer os seus direitos! Confira no site da Passarela os produtos que mais fazem o seu estilo.

Imagens: Divulgação / Internet / Passarela.com

Compartilhe

Deixe seu comentário aqui