A indústria da moda está em constante transformação, não são raras as vezes que essa indústria sofre influências das mudanças da sociedade, seja ela de comportamento, estilo de vida ou até mesmo tecnológica, que trazem novos conceitos de roupas, tecidos, entre outras coisas.

Em meio a esse turbilhão de informações, por vezes a indústria de moda, específicamente masculina, comete o erro de criar e caracaterizar roupas apenas masculinas, classificando todos s homens de maneira única, esquecendo-se das subdivisões por assim dizer.

A questão é que há pelo menos dois estilos de homens dentro do universo da moda masculina, e dentro desses várias outras categorias, que são o “moderno” e “clássico”.

Basicamente o que os difere é o comportamento. O grupo de homens ”modernos” é composto geralmente pelos mais jovens, ousados, que frequentam ambientes alternativos e estão ligados a atividades como esportes, computadores, entre outras coisas. Caracterizam-se também por não se prenderem a paradigmas da moda, ousam na hora de compor o visual com misturas de estilos de diversas épocas criando um estilo próprio.

Os “clássicos”, embora o termo remeta a uma idade avançada, independem dessa questão. Sua denominação está mais ligada a valores tradicionais aos quais tais homens gostam de ser identificados, valores que podem estar ligados a personalidade ou atividades e trabalho. Seu obejtivo não é a individualidade e sim o reconhecimento de fazer parte de um grupo seleto e de fino trato. As elegantes peças de alfaiataria regem seu visual.

Porém, em se tratando de um assunto tão dinâmico quanto moda, novas formas de se vestir e se comportar sempre aparecerão. Há quem misture ambas as categorias criando uma espécie de “clássico moderno”, ousando em peças de alfaiataria mais elaboradas, que fogem do tradicional.

Por isso, é primordial que, antes de qualquer coisa, cada um faça uma auto-análise para definir que estilo combina melhor com a própria personalidade, afinal, a moda não está apenas no guarda-roupa, está na cabeça e em cada detalhe e atividade do dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.