A má higienização bucal pode causar, entre outro problemas mais comuns como a cárie, também a gengivite – que é a inflamação da gengiva-, e a periodontite – que nada mais é do que o tártaro. Além disso, um estudo recente realizado na Austrália afirma que a saúde bucal pode afetar diretamente na fertilidade feminina.

Segundo a cirurgiã dentista Schirley Oliveira Silva (CRO: 89602), esses problemas podem ser ainda mais agravados com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, café e cigarro. “As bebidas alcoólicas deixam o meio bucal mais suceptível para o desenvolvimento de gengivites e periodontites, além de acentuar o mau hálito. Seu uso associado ao cigarro aumenta em 150 vezes as chances de se desenvolver um câncer bucal. Já a cafeína contida no café, causa manchas e amarelamento dos dentes. No caso do cigarro, seu uso prolongado leva a reabsorção óssea, agente intensificador do mau hálito, além de conter componentes que causam o amarelamento dos dentes e cerca de 4.700 substâncias tóxicas (sendo 60 cancerígenas), que podem levar ao aparecimento de lesões malígnas, como o câncer bucal”, aponta a dentista.

Consumir café em excesso pode causar manchas e o amarelamento dos dentes

Ainda de acordo com a profissional, a melhor maneira de evitar tais problemas e também amenizá-los, é fazendo uma higienização bucal adequada. “Escovar os dentes e a língua, no mínimo,  três vezes ao dia com pasta de dente com flúor, e fazer uso do fio dental são recomendações básicas para uma boa higienização”, explica.

O uso diário do fio dental é primordial para se fazer uma boa higienização

Para quem sofre com o mau hálito, Schirley afirma que em 90% dos casos o problema tem origem na língua e pode ser evitado também com uma boa higienização. “Evitar ingerir alimentos como alho, cebola, carnes gordurosas, frituras e doces em excesso pode amenizar o problema do mau hálito. També é importante beber bastante água”, sugere a dentista.

Não deixe de visitar seu dentista regularmente também. A saúde da sua boca agradece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *