Home / Dicas de Moda Masculina / Como usar: listras verticais
28 maio.2014

Como usar: listras verticais

Sempre ouvimos que camisetas, camisas ou blusas com listras horizontais engordam (o que é verdade), mas o que sabemos sobre as listras verticais? Já falei aqui no blog sobre as horizontais mas nunca citei as verticais, apenas linhas de sobreposições nas não das listras propriamente ditas. O leitor Gabriel me pediu um post sobre o assunto e achei pertinente não só para ele mas para todos os leitores.

Primeiro vale dizer que as listras verticais são mais comuns em camisas sociais, poucas camisetas ou polos têm listras verticais pois de modo casual elas acabam carregando demais a peça, por isso as camisas com listras são discretas e dificilmente contrastam com a peça. Nesse caso de listras discretas o uso está liberado, não recomendo apenas peças que têm as listras muito “gritantes”.

Enquanto as listras horizontais engordam as listras verticais alonga a silhueta, não quer dizer que emagrecem, deixando sua postura mais elevada e o corpo mais longilíneo. Essa impressão acontece pois o nosso olhar acompanha os riscos e por isso as pessoas vão te olhar (subconscientemente falando) no sentido vertical, prestando mais atenção na sua altura do que na sua largura, por isso as horizontais parecem engordar.

Camisas sociais listradas com linhas discretas são as melhores opções, peças casuais como calças, blazers ou camisetas estão liberadas só se as listras forem bem leves. Outro detalhe importante é que pode ser apenas uma listra ou várias, a diferença é que quanto mais listras mais alongado seu visual ficará, mas cuidado para não exagerar, aposte em só uma peça listrada e sem muita informação como cores e estampas.

Homens Listras Verticais (5)

Homens Listras Verticais (2)

Homens Listras Verticais (4)

Homens Listras Verticais (7)

Homens Listras Verticais (6)

Homens Listras Verticais (3)

E como disse acima temos um outro “tipo” de listra vertical que é na verdade uma linha que pode ser feita com sobreposição de peças. Uma jaqueta aberta com uma camiseta/camisa por baixo, por exemplo, forma uma linha vertical que nosso olhar vai seguir. Isso também ajuda a alongar o look. Então se você não gosta de listras essa é uma ótima opção!

Homens Listras Verticais (1)

www.passarela.com

16 Comentários

  1. Henrique disse:

    Olá Kaue,

    Tenho minha formatura de ensino medio agora em julho, ja estou pensando no traje a tempos, pensei num terno slim, gravata borboleta, um sapato descolado e meias coloridas, que ja tenho. Pensei talvez em camisa xadrez, que vi num post aqui.O que Achas? Que tal um Post sobre trajes descolados para formatura?

    Se quiseres responder por e-mail agradeço 🙂

    • Passarela disse:

      Oi Henrique!
      Gosto muito da combinação, já que é uma formatura de ensino médio e permite um visual mais descolado mas tenha cuidado para o visual não ficar contrastante demais. Use um xadrez pequeno preto e branco, acho uma escolha ótima, que vai manter a elegância mas não vai deixar moderno demais.
      Boa dica de post, irei fazer logo mais uma matéria com esse assunto.

  2. Curto muito o conteúdo do blog, parabéns. Mas fica como sugestão: seria legal sempre ter alguns exemplos do que não fazer, de como não usar determinados tipos de peça. 😀

    • Passarela disse:

      Obrigado Raphael, sobre sua sugestão irei levar sim em consideração, acho que fica mais visível alguns erros que cometemos sem querer rs. Abraço

  3. Rafael disse:

    Perfeito seu post Caue, continue assim!!!

  4. Gabriel disse:

    Kauê, muito obrigado por atender a sugestão. E parabéns pelo texto, muito didático. Essas listras, além do efeito moda, têm história pra contar. Tanto que um dia já foram associadas, até, à máfia engravatada, rs. Muito charmosas, enfim.

  5. Roberto Navega disse:

    seria legal ter um facebook só para esse blog, e não o da passarela que tem muitas coisas de mulheres. gostei das dicas!! muito bom! e fica minha dica! obg

  6. Erisson disse:

    Kauê, tú sabes me dizer onde encontro o blazer azul da primeira imagem, ou outros modelos parecidos com ele?

    • Passarela disse:

      Oi Erisson, tudo bem? Não sei ao certo te indicar alguma marca ou loja mas já vi blazers similares na TNG, na Zara e em muitas lojas de roupas sociais (já que esse modelo é bem clássico).

  7. Robert disse:

    Kauê, faz um post sobre acessórios, por favor?

  8. Anônimo disse:

    boa ideia essa de listra, não gostava muito pois acho que me alongava muito, e sou bem alto, e isso me incomodava bastante. Parabéns..

  9. Moisés disse:

    ola! Foi convidado para uma formatura de uma amigo. Comprei uma calça preta com istras. Estou pensado em ir com uma camisa azul marinho com listras azul e nilas… fica lega?