Home / Mulher / Como higienizar seu calçado – confira nossas dicas!
Como higienizar seu calçado
06 jul.2020

Como higienizar seu calçado – confira nossas dicas!

Uma coisa que a pandemia do coronavírus deve mudar em nossas vidas são os hábitos de higiene e nunca foi tão importante praticar de maneira correta a higienização em geral. A orientação é para ficar em casa neste momento, mas muitas pessoas ainda precisam se deslocar para realizar atividades que não podem ser deixadas de lado e seja qual for o motivo que justifique ir para a área externa, o fato é que alguns cuidados são essenciais também na hora de voltar para casa. Um desses cuidados implica em como higienizar seu calçado e por isso separamos algumas dicas simples de limpeza e cuidados para você manter seus calçados sempre bonitos, vamos lá?

Cuidados Gerais com seu Calçado

Uma limpeza adequada e bem feita pode aumentar a durabilidade do seu calçado, sem contar na diferença que fará no seu visual, não é mesmo? Além da garantia de preservar ao máximo os sapatos, a limpeza deles também garante a saúde dos seus pés. Sabendo disso tudo, é mais do que na hora de aprender a manter seus sapatos sempre limpinhos, confira!

·         Para limpar materiais no estilo camurça ou nobuck, o ideal é utilizar escova de cerdas bem macias e secas, pois estes tipos de couro são delicados. Se o material já estiver danificado com manchas, aposte em produtos específicos para não agredir ainda mais a camurça.

·         Na hora de limpar materiais feitos de tecido, como o tênis – a atenção precisa ser redobrada. Para não manchar este tipo de calçado, faça uma mistura com água, detergente neutro e vinagre e passe a escova em movimentos delicados, sempre em uma direção só e cuidado para não deixar o tecido encharcado, ok?

·         Os calçados em couro como as botas, por exemplo, são muito duráveis quando se tem os cuidados certos com ele. Caso o sapato esteja novo, não há melhor maneira de limpá-lo do que com uma flanela úmida. Sprays, graxas e pomadas próprias para couro também evitam o ressecamento e o aparecimento de rachaduras. Caso o couro estiver mofado, limpe o calçado normalmente e, em seguida, esfregue as manchas com vaselina ou glicerina e finalize com a flanela.

·         Os sapatos em verniz também requer um cuidado diferenciado. Prefira flanelas e panos macios umedecidos para manutenção e cuidados com os sapatos destes materiais.

Dicas Extras para ajudar na limpeza dos seus pares:

– Jamais aplique as misturas aqui indicadas diretamente no calçado, mas sim diretamente na escova ou pano;

– A limpeza dos seus calçados deve ser periódica, e quanto maior o seu uso, menores devem ser os intervalos entre cada limpada;

– Na hora da limpeza, retire a palmilha e os cadarços dos seus calçados e lave-os separadamente;

– E por fim, não guarde seus sapatos em locais fechados e nem os use todos os dias.

Temos certeza que você aprendeu como limpar o seu sapato depois de ler nossas dicas! Gostou de descobrir como deve ser feita a limpeza de cada material? Então compartilhe essa dica com seus amigos e acompanhe diariamente nossas redes sociais para dicas diárias!