Home / Dicas de Moda Masculina / Barra italiana para modernizar suas calças
12 mar.2013

Barra italiana para modernizar suas calças

Já sabemos que a barra da calça deve estar na medida exata da sua perna e não pode ficar com aquele bolo de tecido perto do sapato, isso pode destruir de uma vez a sua produção. Por conta disso, hoje vamos apresentar a barra italiana, que torna perfeito o alinhamento entre a calça e o sapato.

Este tipo de barra é dobrado para fora e podemos vê-la tanto em calças de alfaiataria, nos looks sociais, quanto no dia a dia, quando dobramos a barra da calça jeans ou da bermuda para fora.

Barra Italiana Social

Look despojado com a barra italiana

A barra italiana proporciona um ar mais moderno e despojado nos looks dos rapazes, mesmo que seja em uma produção casual. Nessas ocasiões, inclusive, você pode deixar a perna um pouco a mostra, quando as calças jeans e bermudas são dobradas.

Você pode seguir a linha clássica com um terno elegante, monocromático e de barra italiana. Também há a opção de usar a calça com a barra dobrada e escolher o tecido que vai direcionar o seu estilo, assim você finaliza apenas com uma camisa de botões ou sobrepõe um blazer para dar mais sofisticação ao visual.

A dobra é, geralmente, larga, tem cerca de 4 cm e algumas pregas na frente. Em geral, essas calças devem ser um pouco mais curtas na frente, apenas para ter contato com o calçado, e mais comprida atrás, cobrindo uma certa parcela do calcanhar.

Um ponto de atenção é referente às meias. Como a característica da barra italiana é a dobra para fora, durante o caminhar, consequentemente, as meias aparecerão. Por isso, esse acessório deve fazer parte da combinação do look, valorizando sua influência  no visual. Para não errar, os tons neutros são sempre a melhor opção. Porém, se você souber como criar harmonia entre as peças, pode apostar em modelos coloridos.

Outra dica é para os rapazes de baixa estatura. Afinal, essa forma de dobrar a barra da calça não é muito recomendada para os baixinhos. Ela pode achatar o corpo, diminuindo a silhueta, ou seja, deixá-lo com uma aparência de estatura ainda menor. Já os homens mais altos, podem usar sem medo.

Barra Italiana Casual

Viu só? A barra italiana garante um estilo muito versátil às calças e pode ser usada em ocasiões distintas desde que você saiba combinar. Confira os modelos disponíveis no site da Passarela e escolha as opções mais adequadas para o seu visual!

 

4 Comentários

  1. Matheus disse:

    Quando você diz que ela não é recomendada para ”baixinhos”, o que, exatamente, você quer dizer com isso? Qual a altura média de um baixinho? Qual a altura mínima para a qual um homem não mais deve ser considerado baixinho? Eu não sei, me considero de estatura mediana e não curto esse preconceito contra homens que têm menos de 1,80m.

    • Passarela disse:

      Olá Matheus, tudo bem? A contra-indicação é para as pessoas que não querem ter a silhueta achatada ou então que se acham mais baixinhas. Não há uma medida exata para especificar uma pessoa como baixinha ou alta, isso é uma coisa que a própria pessoa irá achar, se ela se vê mais baixa ou então mais alta, como se sente mais confortável.
      Espero ter ajudado!
      Obrigado

  2. Anderson Guimarães disse:

    Tenho uma calça social de giz com barra italiana, pretendo ajustar pra um modelo slim, ta ai.minha duvida ficaria legal uma calca de giz silm com barra italiana ?