Já não é mais novidade de que, quanto mais colorido for o prato, mais saudável ele fica. Médicos, nutricionistas e educadores físicos sempre alertam quanto à qualidade dos produtos que ingerimos, a fim de garantir benefícios para nossa saúde e bem-estar.

A nutricionista Amanda Fassina Bredariol explica que as cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos. “Essas substâncias, além de colorir, desempenham papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças infecciosas. Uma dieta colorida tem mais chances de ser mais saudável”, diz Amanda.

 

Quanto mais colorido for o prato, mais saudável ele é

O ideal é que as refeições principais como café da amanhã, almoço e jantar contenham alimentos coloridos, de três a quatro cores diferentes.  Segundo a profissional, um prato colorido e harmonioso é sinal de saúde e auxilia no bem-estar de qualquer pessoa. “Os vegetais são uma ótima opção, por serem sempre coloridos e por possuírem grandes quantidades de vitaminas e minerais”, sugere a profissional.

Ainda segundo a nutricionista, os alimentos podem ser divididos em seis grupos de cores, os quais:

– Brancos: leite, queijo, batata e banana;
– Vermelhos: morango, tomate, melancia e caqui;
– Amarelos: mamão, cenoura, manga e abóbora;
– Arroxeados: uva, ameixa, figo e beterraba;
– Verdes:  vegetais folhosos, pimentão, ervas e salsão;
– Marrons: nozes, castanhas, aveias e cereais integrais.

 

O alimentos são divididos em cores, que remetem a diferentes nutrientes

Para você que quer cuidar da pele, emagrecer ou simplesmente ter uma boa noite de sono, a nutricionista lista os alimentos mais indicados. Vamos colocar em prática?

– PARA A PELE: sardinha, damasco, espinafre, pistache, soja, nozes, semente de gergelim e carnes bovinas magras;
– PARA O CABELO: vitaminas A e C, e soja;
– PARA AUXILIAR NA PERDA DE PESO: pimenta vermelha, gengibre, chá verde, peixes, castanhas, folhas verde-escuras e frutas vermelhas, verduras e cereais integrais;
– PARA AUXILIAR NO BRONZEADO: frutas e vegetais amarelos e verde escuro, peixes, cenouras, chá verde, hidratação – água, água de coco e sucos naturais;
– PARA PREVINIR/DIMINUIR A ACNE: vitamina A (melão, damasco, papaia, manga), vitamina C (abacaxi, acerola, kiwi, pimentão, pimenta malagueta, brócolis), vitamina B2 (vegetais verdes folhosos, grãos integrais), vitamina B6 (carne vermelha) e fibras;
– PARA UMA BOA NOITE DE SONO: leite e derivados (iogurte desnatado e queijo branco), açúcar mascavo, mel, frutas, cereais e farinhas integrais;
– PARA FORTALECER OS MÚSCULOS: proteínas (carnes, carnes brancas, leite);
– PARA MELHORAR/PREVINIR A CELULITE: chá verde, castanhas, semente de linhaça, frutas vermelhas e aveia.

 

Tomar um copo de leite antes de dormir, garante uma tranquila noite de sono

Amanda Fassina Bredariol – CRN: 24342

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