Os batons são um dos maiores ícones da beleza feminina, e também uma das maiores paixões de mulheres do mundo todo. Hoje temos as mais variadas opções de cores, estilos, funcionalidades e tudo mais a nossa disposição, mas você sabe como o queridinho “pintor de lábios” surgiu e como veio parar até aqui?

Desde sempre objetos de desejo feminino os primeiros batons de que se há indícios são no Egito, 4 mil anos atrás. As mulheres dos Faraós usavam os mais variados tipos de pigmentos para os lábios. Cleópatra, por exemplo, usava besouros esmagados para dar aos lábios uma coloração vermelho escura, foi aí que surgiu o termo “beijo da morte” relacionado à Rainha.

Elizabeth Taylor como Cleópatra

O batom sempre foi considerado símbolo de manipulação e que valorizada demais a sensualidade das mulheres. Na Idade Média os lábios pintados eram considerados elementos de bruxaria para seduzir os homens. Ele foi polêmico por muito tempo, tanto que na Grécia existia uma lei de que somente as mulheres casadas poderiam usar batom!

Depois de um tempo, mais ou menos nos anos 1915/1920, o cosmético caiu no gosto popular, porém sendo usado apenas por mulheres de classe nobre. Em 1921 o batom começou a ser vendido em Paris aos montes, virou desejo mundial e em 1930 se tornou o grande queridinho da moda feminina.

O batom é indispensável para valorizar o rosto e a beleza feminina de um modo único

Anúncio antigo de batom e a icônica capa da Vogue de 1950 com os lábios vermelhos em destaque

No Brasil, também em 1930, as pessoas idenficavam as mulheres virgens pela cor do batom, já que as moças virgens usavam batons em tons mais claros. Pois é, o batom e suas cores já significaram muito para sociedade, causaram polêmica e hoje ficam firmes e fortes como um grande ícone de feminilidade.

O batom no formato que conhecemos hoje surgiu em 1915

O que não mudou, mesmo após 4 mil anos, é o poder de um lábio colorido e valorizado, que destaca a sensualidade e o poder feminino!

Conte pra gente, qual é a sua cor de batom preferida?

www.passarela.com

3 Replies to “A história por trás do batom”

  1. Muito legal o que li, parabéns. estou com um evento poético chamado Por trás de um batom!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *