O sapato mocassim é um clássico da moda. Confortável e estiloso, ele surgiu por volta do século 19, porém só anos depois foi usado por mulheres, já que o calçado era originalmente masculino. Hoje os mocassins são ícones de conforto em um visual confortável e casual, além do que, principalmente no verão, podemos achar uma grande variedade de modelos e que agrada todos os gostos.

A história do clássico mocassim

Conheça a origem do Mocassim

Criado pelos índios nativos norte-americanos no século 18, o mocassim migrou para a Europa no século 19 como uma opção confortável aos sapatos pequenos e apertados usados antigamente. Eles eram feitos de couro e não tinham salto. Seu estilo era completamente rústico, a sola subia na parte traseira do calçado e era costurada em forma de U.

Em 1950, Elvis Presley virou “embaixador” do modelo que logo ganhou fama e popularidade, ganhando variações ainda mais bonitas até os dias de hoje. Com isso, Elvis Presley e Michael Jackson foram responsáveis por “lançar” o uso do mocassim na moda masculina.

Esse tipo de calçado ganhou grande popularidade entre os homens e fez parte dos looks masculinos por muitos anos, e ainda faz. Porém, hoje em dia, os modelos femininos estão conquistando cada vez mais espaço e as opções para as mulheres têm tornado seus guarda-roupas recheados de mocassins.

A história do clássico mocassimElvis e Michael Jackson foram responsáveis por “lançar” o uso do mocassim na moda masculina

Quais são as características desse calçado?

O que caracteriza um mocassim? Ele é de encaixar os pés e tem um visual um pouco mais sofisticado do que as sapatilhas e não tão arrojado como os slippers. A maioria possui detalhes náuticos, o que remete ao estilo navy, resgatando características dos uniformes dos marinheiros.

 

A história do clássico mocassim

Já os mocassins estilo drives possuem gominhos de borracha na sola que foram feitos especialmente para que as pessoas não tivessem problemas ao dirigir usando o modelo, uma vez que os gominhos fazem atrito nos pedais dos carros.

 

A História do Clássico Mocassim

A melhor época para apostar neste calçado é o alto verão, porque esses modelos são confortáveis e combinam muito bem com bermudas, vestidos, calças, shorts e saias. As produções são as mais variadas possíveis e você pode abusar dos mocassins para criar os looks mais criativos.

Masculinas ou femininas, as combinações feitas com o mocassim reservam visuais casuais, despojados e informais, com muito estilo e elegância. Como são calçados versáteis é possível montar visuais completamente adequados para diversas ocasiões. A melhor parte é que, como o conforto é uma de suas principais características, você pode usá-lo por horas sem que seus pés fiquem cansados.

Imagens: Divulgação / Internet / Passarela.com

9 Replies to “A história do clássico mocassim”

  1. Concordo plenamente, o os mocassins, são curingas nos guarda-roupas.Desde mocinha,hoje estou com 63 anos, sempre foi o meu tipo de sapato predileto. Recentemente, comprei 3pares, e os uso constantemente. Amei a matéria.
    Beijos

  2. Boa tarde,
    Há alguns anos atrás usava mocassim, era uma febre, tinha várias cores, hj? esta difícil conseguir, quando encontro, são em lojas sofisticadas e o preço é bem alto.
    Fico triste, gosto muito de sapatos confortáveis e baixos.
    Alegro-me em saber que está voltando esse clássico da moda, meus pés são por demais sensíveis, os de gominhos não me sinto bem, prefiro sola lisa.
    Conto com “eles” nas vitrines, preço e cores bem legais.

    Abs.

  3. sou super fã deste tipo de sapato e ultimamente esta tao dificil de encontrar pq eu acho mto bom gostaria que ele nunca saisse de moda

    1. Oi Cacilda, tudo bem? Você pode encontrar alguns modelos na Passarela.com, não posso confirmar que encontrará os mesmos modelos apresentados no post mas temos algumas novidades de mocassins femininos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.