Home / Homem / Conheça a história de João Pimenta, um dos grandes nomes da moda brasileira
10 set.2012

Conheça a história de João Pimenta, um dos grandes nomes da moda brasileira

João Pimenta começou a sua história no mundo da moda brasileira assim que saiu de Minas Gerais e chegou em São Paulo, no ano de 1987. Hoje, ele é um dos principais nomes da moda masculina e sustentável. Conheça a história desse grande profissional.

O começo de tudo

João Pimenta deixou de lado o trabalho de lavrador no interior e se transformou em um dos maiores estilistas brasileiros. Isso tudo sem abrir mão do seu passado, que é uma característica principal em todas as suas coleções.

Ele mudou para São Paulo na tentativa de se tornar ator, mas precisou se entregar para os tecidos em uma confecção no bairro do Bom Retiro, pois precisava se sustentar. Foi assim que percebeu seu talento para a costura, corte e modelagem.

“Percebi que criar peças femininas feitas em materiais inusitados era um dos meus passatempos preferidos e ninguém mais curtia”, revelou o estilista em entrevista para a revista Alfa.

Então, ele começou a trabalhar com moda feminina, mas foi somente em 2003, destacado pelo uso de matéria-prima com baixa qualidade misturada com tecidos nobres, que foi convidado para a Casa dos Criadores, evento de moda que tem como objetivo revelar novos nomes para a moda brasileira.

Principais inspirações de João Pimenta

O passado de João, que gira em torno dos temas religiosos, folclóricos, artesanais e culturais dos povos brasileiros, fez com que o artista utilizasse materiais irreverentes em suas criações.

A Coleção Masculina Verão 2013 do estilista, por exemplo,  foi inspirada na Folia de Reis e apresentada no São Paulo Fashion Week com cenário e roupas bastante características.

Mas, como João chegou na moda masculina? Em 2012, já bem sucedido e consagrado, Pimenta decidiu dar atenção especial ao mercado masculino, que tem um público gigante e com o qual poucos dão visibilidade.

Desfile SPFW – Verão 2013 João Pimenta

Looks – Verão 2013 João Pimenta

Hoje, o estilista vende suas roupas para celebridades do mundo inteiro, incluindo o cantor Apl.de.ap do Black Eyed Peas.

Apl.de.ap, um dos clientes de João Pimenta

João Pimenta também exporta 5% de suas peças por ano (ele produz uma média de 10 mil peças). Além de muito estilo e um visual diferenciado, marca registrada de João, o que vale para ele é ser reconhecido como um profissional que valoriza a cultura brasileira.

Recentemente, João Pimenta fechou sua loja e vai se dedicar à costura sob medida para homens, principalmente noivos. As peças mais comerciais serão vendidas por multimarcas por todo o Brasil.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a vida e carreira de João Pimenta? Continue acompanhando o blog Passarela para saber as principais novidades do mundo da moda!

fonte: revista Alfa – edição Agosto