Home / Dicas de Moda Masculina / A diferença entre tênis esportivo, tênis e sapatênis
11 out.2013

A diferença entre tênis esportivo, tênis e sapatênis

Muita gente confunde os tipos de sapatos masculinos casuais. Nessa categoria, temos os sapatênis, os tênis casuais e os tênis esportivos. Semelhanças entre os três são meras aparências mesmo. Cada um apresenta personalidade e, principalmente, indicação de uso bastante diferentes.

Foi pensando nisso que preparei este post com dicas rápidas para você aprender a diferenciar, quando usar e evitar cada um deles. Essas informações o ajudarão a montar looks harmoniosos e que valorizem sua imagem pessoal. Vamos lá?!

 

Tênis Esportivo

Esse é o tênis esportivo! A maioria dos homens adora esse modelo para usar tanto na prática de atividades físicas, quanto em ocasiões casuais. Se você está entre eles e acredita que esse calçado é o mais versátil de sua sapateira, saiba que existem opções bem melhores.

O tênis esportivo, como seu próprio nome diz, contém características especialmente desenvolvidas para a prática esportiva. Exemplo disso são seus amortecedores e cores fluorescentes. Logo, aquela combinação com calça jeans e camiseta para sair à noite não é  indicada.

 

Tênis Esportivo A Diferença Entre Tênis Esportivo, Tênis e Sapatênis

Tênis Casual

Para situações do dia a dia, aposte no tênis casual. Ele oferece o mesmo conforto do tênis esportivo para você passear, curtir a companhia dos amigos e fazer muitos outros programas com mais estilo!

Ainda não está convencido? Usar tênis esportivo como tênis casual deixa o seu estilo com uma cara muito mais despojada, até demais na verdade. É mais bonito você usar um calçado que seja conveniente para as situações cotidianas.

O tênis casual é perfeito para você que curte um estilo bem descolado, descontraído e jovem. Pode ser usado tanto de dia como à noite, com calça ou bermuda. Esse sim é muito versátil e você pode usá-lo sempre que o ambiente ou evento permitir uma produção descomplicada.

Tênis Casual A Diferença Entre Tênis Esportivo, Tênis e Sapatênis

Sapatênis

Esse sim é o tradicional sapatênis, modelo que praticamente surgiu no Brasil. A proposta é combinar o formato do tênis com o ar mais sofisticado de um sapato, por isso a sua denominação é a junção dos dois termos.

Enquanto aquele lá em cima, que chamamos de tênis casual, é um modelo mesmo para o dia a dia, o sapatênis tem aparência mais neutra e séria. Por isso, é indicado para situações que exijam produção mais arrumada.

Inclusive, a característica principal do sapatênis é essa: conferir mais formalidade ao visual do que os outros sapatos casuais. Indico-o para trabalhar, se a sua empresa não exige um dress code formal, ou para sair à noite mesmo.

Agora, a pergunta que não quer calar: pode usar sapatênis com bermuda? Pode sim! Se a parte de cima for camiseta polo, então, a produção ficará ainda mais elegante mesmo em uma ocasião casual.

Sapatênis A Diferença Entre Tênis Esportivo, Tênis e Sapatênis

Gostou das dicas? Se tiver alguma dúvida ou sugestão, é só deixar seu comentário!

14 Comentários

  1. Bruno disse:

    Existem homens que sabem se vestir, porém, existem homens que não sabem e não fazem a mínima questão. Vestem qualquer coisa. A ‘moda’ do terno com tênis é um exemplo. Já vi inúmeras vezes homens com traje social usando tênis de academia. E já que o Post é novamente sobre sapatos, pergunto porquê a moda insiste em mostrar o uso de alguns calçados SEM MEIAS como os docksides ou mocassins? Não se usa nenhum tipo de sapato ou tênis sem meias, justamente por quê as meias têm função de absorver o suor. E no mercado existem as ditas meias ‘invisíveis’ que são para os sapatos já citados.

    • Passarela disse:

      Oi Bruno, tudo bem?
      Em relação aos sapatos sem meia eu realmente sempre indico essas meias “invisíveis” pois concordo que ao usar sapatos sem meia por muito tempo, seja qual for, é uma coisa muito desconfortável. Sempre digo “sem meia” para que o pessoal visualize o uso correto.

    • Andre disse:

      Sou vendedor de sapatos masculinos e sempre recorro ao site aqui para me ajudar com tendências de moda e estilo, e acho correto dizer que alguns calçados como os siders e mocassins não se deve usar meias. Até mesmo porque se trata de um calçado muito informal, e especial o docksider que é algo muito verão, descontraído.. E hoje em dia no mercado esse tipo de calçado leva um forro especial as vezes em couro bem macio, que absorve o suor e deixa o pé sequinho e deixa o pé respirar igualmente. Mas claro, se vc não gosta de usar sem meias use a invisível, mas não é errado não usa-mas também.

  2. Marlene disse:

    Impossível encontrar algum homem que não curta o bom e velho tênis. Sabemos que há muitas marcas e modelos no mercado, para todo tipo de gosto e preferência.

  3. David disse:

    Bom, deixe-me ver se eu entendi, não devo usar sapatenis com meia branca comprida?

  4. meu filho e eu temos sapatenis e tenis

  5. Vitória disse:

    Posso usar sapatennis na academia ?

    • Passarela disse:

      Olá Vitória, tudo bom? Não é indicado. O sapatênis são para ocasiões mais formais. Para um treino na academia, o ideal seria os tênis training. Espero ter ajudado! Beijos!

  6. Adilson disse:

    Olá, quero saber se é correto e/ou estiloso usar uma camisa Slin fit azul com calça jeans e sapatenis branco.

    • Passarela disse:

      Oi Adilson, tudo bom? Não tem problema nenhum, porém é necessário atentar-se a tonalidade da calça jeans. Opte por uma calça jeans com uma tonalidade um pouco mais escura porque aí ficarão em evidência a camisa e o sapatênis, o contrário também é valido! Beijos e espero ter ajudado!

  7. Ivone disse:

    Posso fazer acadêmia com o tênis casual?

    • Passarela disse:

      Oi, Ivone! Tudo bem? O recomendado é usar o tênis adequado para exercícios 🙂 No site da Passarela você encontra vários modelos incríveis <3

  8. ElianaCristina disse:

    O Sapatenis pode ser usado com vestido? Este substititui o tênis convecional?, fiz uma cirurgia no joelho,detesto tênis conecional por isso optei , por sapateiro, operei por Olimpos .