Home / Dicas de Moda Masculina / Qual a Diferença Entre Terno Completo, Blazer e Paletó?
07 fev.2014

Qual a Diferença Entre Terno Completo, Blazer e Paletó?

Ocasiões formais pedem trajes mais elegantes, mas muita gente não sabe qual a diferença entre terno completo, blazer e paletó. Isso não acontece por acaso, afinal, são muitos nomes para designar casacos semelhantes.

Um amigo meu, por exemplo, estava conversando comigo sobre o assunto e me perguntou qual era minha opinião sobre terno bege. Respondi que era feio e nada correto e logo ele ficou todo ofendido dizendo que tinha um terno bege. Eu disse: não, você não tem um terno bege. Tem um blazer bege, o que é totalmente diferente!

E já vi muitos homens também confundindo e até mesmo usando o paletó social como um blazer casual. Para esclarece isso de vez, hoje vou ensinar, para aqueles que não sabem, a diferença entre terno completo, blazer  e paletó!

Terno Completo

Aqui está o terno completo, que nada mais é do que colete + paletó + calça social! Perceba que a peça é o conjunto social completo e não somente o casaco, como muita gente pensa, e muito menos um blazer, que é mais confundido com paletó.=

Terno Completo

Ah, e o conjunto paletó e calça social, chama-se costume! Ainda não é o traje terno completo.

Costume

Blazer

Este é o blazer, peça milagrosa e coringa do armário masculino. Ele dá um ar muito sofisticado a looks simples e combina muito bem com diversas peças, desde camisetas básicas, camisa xadrez ou até mesmo camisa social com calça jeans, em ocasiões mais formais.

Como se trata de um casaco casual, sua modelagem é mais leve, não tão estruturada, o tecido é de sarja ou de algodão e possui uma personalidade despojada e arrojada. Você pode encontrá-lo em diversas cores e detalhes, como por exemplo esse acima, que tem cotoveleiras.

O blazer casual é indicado tanto para situações despojadas (você pode usá-lo até com bermuda para obter uma produção mega despojada e estilosa), quanto para situações e eventos que peçam um look social, mas nem tanto. É um ótimo aliado no traje “esporte chique”. Para o inverno, traz um toque de requinte sem igual e ainda ajuda a aquecer.

Blazer

Paletó

O paletó é a parte de cima do terno, esse blazer mais social. Ele já é mais estruturado, tem o tecido mais grosso e uma personalidade muito mais social e imponente do que o blazer. Ele não pode ser usado como blazer casual, não fica legal e não combina.

Nesse look acima, por exemplo, em que o moço combina calça jeans e sapato social, não é algo que eu recomendo. Prefira um blazer casual sem ombreiras tão marcadas e um corte tão social para esses casos.

Se quiser insistir, sugiro optar pelo menos por uma calça jeans preta e um sapato social com camisa por baixo, para manter a personalidade que o paletó pede, ou seja, produção formal.

Paletó

Eis as minhas dicas para você não confundir mais e se vestir bem, seja com terno completo, blazer ou paletó!

Imagens: Divulgação / Internet / Passarela.com

80 Comentários

  1. Celso Gorga disse:

    Acho seus comentários muito legais e as dicas excelentes, mas vc poderia indicar onde encontrar alguns dos itens apresentados ou similares. Isso não seria encarado como propaganda ou merchandising, mas como dicas de onde encontrar, facilitando nossa pesquisa. Obrigado e abraço.

    • Passarela disse:

      Oi Celso, obrigado pelos elogios. Sugestão anotada e pode deixar que sempre que eu souber onde encontrar as peças ou então similares irei citar na matéria.
      Abraço

  2. Rafael disse:

    Concordo plenamente com o primeiro comentario, continue assim voce tem tirado muitas duvidas de varios homens por aí, parabens pelo seu otimo trabalho e que Deus te abençoe mais e mais!!!

  3. Marcos disse:

    Oi Kauê tudo bem ?!

    Este post veio a calhar, pois eu estava pensando nesta questão agora mesmo.

    Tenho várias dúvidas acerca de blazers que gostaria de dividir com você.

    Primeiro, eu tenho um costume (um “terno” comum sem colete) risca de giz, seria errado seu eu o combinasse o paletó com uma calça jeans, sei que neste post você diz não ser aconselhável esta combinação mas seu eu a fizesse teria como dar certo ou está fora de cogitação ?
    Eu tenho este terno em virtude de apresentações de trabalhos na faculdade, como terminei a faculdade e não uso terno no trabalho e nem vou a casamentos, só teria como eu usar esse paletó nessa combinação que falei a você, ou você aconselharia a me desfazer deste terno ? (já que ele ficaria “parado” no armário).

    Segundo, eu tenho um blazer que comprei a três anos na Garbo, com botões prateados e o tecido é uma espécie de lã fria, um tecido um pouco mais rustico, ele fica entre a sarja e o jeans escuro, mas possui um corte tradicional, neste poderia haver alguma restrição ?

    Gostaria de citar como um exemplo o cantor Leonardo (ps: não sou fã do cara só uma referência nesta foto), se eu usar está combinação ficaria feio ?

    http://cratonoticias.files.wordpress.com/2012/10/cantor-leonardo.jpg

    E por ultimo gostaria de algumas idéias de combinação de calças, camisas, camisetas, sapatos (sapatos mesmo, não sapatênis) que possam ficar legais com blazer sem parecer que acabei de sair do trabalho ou algo do tipo ?

    Pois sou muito fã de blazers, mas sei que há uma espécie de preconceito por parte das pessoas quanto a este tipo de roupa.

    Abraços !

    • Passarela disse:

      Oi Marcos, tudo bem sim e você?
      Vamos lá então, primeiro eu não aconselho usar o paletó social com jeans, ainda mais um paletó com risca de giz, não fica legal pois fica nítido que é uma peça de um traje social e não vai cair bem em uma produção mais casual. Não digo que é melhor se desfazer da peça, apenas se não for usar mesmo, mas prefira usar em situações formais com o traje completo.
      Segundo, pode usar sim esse blazer em produções mais casuais, o tecido de lá fria já tira um pouco da personalidade formal e você pode usar com mais facilidade com jeans, por exemplo.
      Gosto da combinação da foto, apenas não deixaria os botões da camisa tãaao abertos e escolheria um jeans com um tom mais escuro para dar mais contraste na camisa branca e passar uma postura mais elegante. O cinto marrom nem pensar, rs, como o blazer é preto só cinto preto!
      E, para finalizar, gosto da combinação de blazer com muitas peças, desde camisetas estampadas, camisetas polo e camisas estampadas para produções mais descoladas. Sapato social sempre vai dar um ar mais elegante, prefira sapatos mais casuais que não tenham tanto esse estilo formal.
      Os blazers são realmente ótimos aliados e eu também gosto muito, apenas temos que ter cuidado para não parecer “formais” demais, mesmo que combine com camisetas ou polo.
      Espero ter ajudado, qualquer coisa é só chamar!
      Abraços

  4. Marcos disse:

    Valeu Kauê por ter respondido minhas dúvidas acerca do uso dos blazers, como gosto muito de blazers a minha intenção é criar um estilo legal para o inverno, para o uso em locais como shoppings e barzinhos.
    Pois a maioria das pessoas que conheço usam os blazers e os paletós para questões meramente burocráticas, quase como a função de um uniforme e não como uma composição de estilo próprio, parece que o povo quer distancia de paletó ou algo que lembre ele, como os blazers esportivos, você já chegou a notar esse fato ?

    Outro âmbito que eu gostaria de abordar são as jaquetas de couro, e um item que gosto muito possuo três, duas normais e um blazer, bom acredito que em relação ao blazer, pelo fato de ser de couro, acho que isso já tira toda a personalidade formal dele não é ?

    E o outro ponto que eu gostaria de abordar é acerca do uso de sobretudos, quando adolescente usei muito aquele do estilo galeria do Rock, feito de um tecido que chega a lembrar um Oxford (de função meramente estética, sem a finalidade de aquecer), mas já vi falar que o uso de sobretudos não é muito indicado para o visual.

    Em relação ao sapato que havia mencionado no outro post, o que eu uso é estilo este daqui.

    http://4.bp.blogspot.com/-ikOQWRaIlbc/Ul2XxeqbugI/AAAAAAAACFU/lfE4mmcWeQs/s1600/Captura+de+tela+inteira+2482013+153141.bmp.jpg

    Abraços !!

    • Passarela disse:

      Sim, concordo com você, realmente muita gente que trabalha com roupa social quer fugir e usar outras peças para não ficar no mesmo visual todos os dias, rs. Mas eu gosto muito de composições com blazers e acho que dão uma personalidade bem diferente e elegante para os homens.
      Jaquetas de couros são mais clássicas e tradicionais, pode até usar com camisa (eu uma vez usei com camisa, gravata e jeans e amei), já o blazer de couro tem mesmo uma personalidade menos formal e acho uma peça com um aspecto meio pesado, se é que me entende, então não recomendo com peças sociais pois elas já pedem um visual mais elegante e sofisticado.
      Gosto de sobretudos, no inverno, mas também depende do modelo, do seu estilo e da ocasião que vai usar.
      Esse tipo de mocassim é ótimo para usar com camisas e jeans escuro, recomendo!
      Abraços

      • Marcos disse:

        Oi Kauê tudo bem ?!

        Fiquei com uma dúvida em relação ao seu comentário na seguinte questão:
        – “já o blazer de couro tem mesmo uma personalidade menos formal e acho uma peça com um aspecto meio pesado, se é que me entende, então não recomendo com peças sociais pois elas já pedem um visual mais elegante e sofisticado.”

        O aspecto pesado que você mencionou me deixou meio confuso, então quando for usar o blazer de couro seria melhor usar com uma camiseta e não com uma camisa ?

        Este tipo de blazer não ficaria legal com peças sociais por que deixaria o estilo mais formal ou porque não combina com a personalidade da peça ?

  5. Gabriel Vasconcelos disse:

    Acabei de descobrir que confundia paletó social e blazer, rs. Mais uma vez, excelente post, Kauê. Utilidade pública. Parabéns. Vai salvar a barra muitos homens. Abs!

  6. Pedro Portes disse:

    Oi, Kauê’ Primeira vez que visito seu blog e já me sinto um frequentador assíduo rsrs … e que por sinal já tem uma dúvida’ Vamo lá:

    Não é sempre que acontece, mas qndo preciso de um terno sempre me indicam os de corte italiano’ Confesso que soa como música para os meu ouvidos mas a meu ver, a grosso modo, parecem-me todos iguais…
    Quais as diferenças?! Existem outros tipos de corte pra terno?!

    Abrço

    • Passarela disse:

      Oi Pedro, fico muito feliz em saber que gostou do blog, fique sempre à vontade para deixar perguntas ou sugestões, é um prazer tê-lo por aqui!

      A diferença nos cortes de ternos é a modelagem, realmente a mudança para cada tipo não é nada muito gritante, é mais coisa de ajustes… Corte mesmo. O italiano, por exemplo, é mais ajustado no corpo e tem um estilo mais slim, perfeito para homens mais jovens e/ou que gostem de uma roupa que deixe o corpo mais em evidência. Outros cortes são mais tradicionais e mais soltos, como o inglês, que também tem duas fendas na parte de trás devido ao costume de andar de cavalo que era muito comum para os ingleses da mais alta classe antigamente.
      Já o americano é mais normal, não é muito acinturado como o italiano mas também não muito solto como o inglês.

      Abraço

  7. Guilherme disse:

    Olá, ótimas dicas!
    Então, fui convidado para uma festa de 15 anos, no convite está “traje: social”, eu posso ir com um blazer e uma calça jens + sapato social? Ou sou obrigado á ir de terno completo?
    Grato.

    • Passarela disse:

      Oi Guilherme, muito obrigado!
      Seguindo à risca as regras do Dress Code você deve sim ir de terno completo, porém cabe a você analisar se há necessidade pois algumas vezes o pessoal coloca um termo no convite conforme a percepção pessoal do que seria um “traje social”. Veja com outros convidados como eles irão ou então pergunte para a pessoa que te convidou da real necessidade do traje. Se ela permitir um visual com blazer e jeans está ótimo! Escolha uma calça jeans escura (ou preta ou azul marinho bem escura). Qualquer coisa é só chamar aqui.

  8. Guilherme disse:

    Oi, muitíssimo obrigado pela atenção, e ajuda! Eu perguntei para minha amiga, ela falou que posso ir de terno ou no outro estilo de blazer e jeans! Alguns meninos vão de terno, mais EU não sou muito fã sabe, rsrs. Obrigado novamente! (:

  9. Gabriel Rezende disse:

    possuo um terno, sem querer, e nem sabia. haha. btw. q gravata bacana essa à esquerda da primeira foto.

  10. Gabriel Rezende disse:

    possuo um terno, sem querer, e nem sabia. haha. btw. q gravata bacana essa à esquerda da primeira foto.

  11. Gabriel Rezende disse:

    possuo um terno, sem querer, e nem sabia. haha. btw. q gravata bacana essa à esquerda da primeira foto.

  12. Paulo Agá disse:

    Valeu !

  13. Paulo Agá disse:

    Valeu !

  14. Pode-se usar o blazer no verão? ou não é aconselhável?

    • Passarela disse:

      Oi Ailton, pode usar sim, não vejo problemas algum. Apenas observe se você não irá passar calor na ocasião em que usar a peça, já que o blazer esquenta como se fosse uma jaqueta ou casaco. Se o local onde for tiver ar condicionado ou o dia estiver mais frio não há problema algum em usar.

  15. Guga disse:

    Kauê, espero que possa me ajudar a tempo! Eu tenho várias ocasiões até o final do ano (casamentos, formaturas, etc.) e decidi comprar um terno novo. Acontece que eu vi um na Zara em que ele é uma peça só (de cima) e também tem a calça pra ele, porém vende avulsa. Só por essas caracteristicas eu acho que é um blazer e aí veio minha dúvida. Pesquisando nesse post ele se parece muito com o primeiro blazer azul dessa foto, inclusive ele é “redondinho” em baixo e mais aberto, igual o azul mesmo, porém todo preto. Eu gostei muito dele, e essa é minha dúvida principal: Eu posso usar ele por exemplo em um casamento, como padrinho? Eu gostei dele justamente por ser mais “esportivo”, “jovial”, porém me veio essa dúvida quanto a formalidade do traje! Em uma das ocasiões eu vou ser padrinho, em nenhuma vou usar terno mesmo, só paleto e calça, por isso achei que esse serviria, mas me veio a dúvida quanto a formalidade, se eu poderia usar esse “blazer” com a calça nessas situações. Espero que responda a tempo pois está reservado até hoje e preciso me decidir! Se tiver um e-mail, eu posso até mandar uma foto do provador, hahaha. Obrigado, até mais!

    • Passarela disse:

      Oi Guga, tudo bem?
      Fique tranquilo em relação ao blazer, se ele é como na foto que você disse pode usar sem problemas algum. A única diferença é que o corte dele é mais moderno mas não tira em nada a elegância do look, se você gosta de um visual mais arrojado e jovem essa opção é perfeita já que sai um pouco do ar tradicional sem tirar a formalidade que o look e a ocasião pedem.
      Pode mandar a foto sim, meu e-mail é [email protected]!
      Abraço

  16. mael disse:

    Olha não vejo nenhuma diferença de blazer para paletó. Ainda mais comparando as fotos que você postou, alguns só mudam a cor, claro que dependendo do paletó fica muito aparente que não combina, mas isso varia de cada pessoa, a “moda”, tendência, etc. O “look” da esquerda da primeira sequência e o da direita da segunda sequência, não dá pra ficar pior que isso mesmo que fossem paletó, gravata e bermuda, mas como provavelmente alguém por lá falou que era legal é o que importa. Não discordando ou desmerecendo o trabalho do autor da postagem ou dos conhecimentos dele, só estou dando minha opinião das citadas fotos. se alguém achar muito absurdo, ou partir para crítica não construtiva para minha pessoa pelo que digitei, com certeza não se encaixa com esse mundo mais formal.

  17. Yuri disse:

    Assim como o Mael, também não vejo tanta diferença entre blazer e paletó. Na minha opinião, o que os deixariam com um aspecto mais despojado ou social seria a composição, ou as cores, ou o tipo de tecido. O detalhe da ombreira no paletó é o que dá uma (quase imperceptível) diferença.

    Mas, Kauê, meu caso é uma junção dos problemas dos colegas Marcos e Guga. Serei padrinho de casamento e como eu não preciso de terno (não uso para trabalho, não frequento festas ou ambientes que o exigem), a ideia de comprar um me desagrada um pouco. Por isso, eu pensei em comprar as peças separadamente. Gostaria de comprar um blazer slim e uma calça social separados – mas, claro, combinando – porque acredito que sairá bem mais em conta. O que você acha? Blazer slim com calça social é uma combinação inadequada para um padrinho de casamento?

    Gosto do blog e sempre venho por aqui para tirar umas dúvidas, aprender algumas coisas e tirar algumas ideias para looks. Agradeço por continuar trabalhando nele.

    Abraço!

    • Passarela disse:

      Oi Yuri, tudo bem?
      Acredito que dará na mesma você comprar as peças separadas, na verdade algumas lojas fazem o preço conjunto justamente para sair mais em conta a combinação das duas peças. Se você não quer comprar um terno você pode ver de alugar na sua cidade, eu sempre aluguei quando precisei e não usava tanto terno a ponto de ter um no guarda-roupas.
      Sobre a combinação está ótimo para um padrinho, apenas destaco a necessidade de uma gravata para completar o traje!
      Se tiver mais alguma dúvida é só falar, é um prazer ajudar e fico muito feliz em saber que acompanha sempre o meu conteúdo por aqui. Abraço

  18. Dicas de ouro para os meninos e para quem produz manequins masculinos…

  19. Bruno lima disse:

    Ola Kauê?
    Me tira uma duvida posso usar um blazer com camisa branca, calça jeans e um sapatenis? que cor uso o cinto? outra coisa meu sapatenis é azul tem problema? obrigado pelas respostas! 🙂

    • Passarela disse:

      Oi Bruno, tudo bem?
      Pode usar sim, o seu blazer é preto? Indico que o jeans seja preto ou um azul bem escuro, um jeans claro vai tirar o toque elegante do look e não ficará legal. Se o seu blazer for preto use um cinto preto, se ele for azul marinho você pode usar um cinto azul marinho, café ou bege. Nesse tipo de combinação, com sapatênis, indico um cinto casual que seja de lona ou algum material similar mas sem estampas ou desenhos.
      Sobre a cor do sapatênis não tem problema, ficará um ar mais descontraído e moderno, se quiser algo mais sério use um sapatênis preto. Espero ter ajudado.

  20. Bruno lima disse:

    Ola Kauê tudo otimo e com vc?
    Entao o blazer é um cinza (quase preto rsrs) com umas risga de gis bem fininha, mais ou menos isso (não é meu, eu apenas aluguei).

    Minha maior duvida era sobre o cinto, nao sabia qual usar. Vou usar o sapatenis azul msmo, entao como vc disse posso colocar um cinto de lona ne? esse cinto pode ser qualquer cor? Muito obrigado kauê pelas resposta esta me ajudando muito! 🙂

    • Passarela disse:

      Tudo bem também Bruno,
      Como você irá usar com jeans e sapatênis indico mesmo o cinto de lona, pode ser azul marinho, fica bem legal e combina com o tom do sapatênis.

  21. Bruno lima disse:

    Blza, Obrigado Kauê.
    esta de parabéns pelo blog, gostei muito estarei sempre aqui tirando minha duvidas, fique com Deus. abraços

  22. Se eu comprar um terno(colete + paletó 2 botões + calça social confeccionado do mesmo tecido e com a mesma padronagem)e tirar o colete ele pode ser usado como custume?Como se fosse 2 em 1?

  23. Se eu comprar um terno(colete + paletó 2 botões + calça social confeccionado do mesmo tecido e com a mesma padronagem)e tirar o colete ele pode ser usado como custume?Como se fosse 2 em 1?

  24. Vanderlei Mendes disse:

    No caso de usar o paleto com calça jeans preta e um sapato social, com camisa por baixo… pode ser usado em um casamento num clube às 11h da manhã?

    • Passarela disse:

      Oi Vanderlei, tudo bem?
      Na maioria dos casos os casamentos de manhã pedem um visual mais leve e descontraído, se o evento pede mesmo um traje social completo não há problemas em ir de paletó. A combinação preta está ótima mas indico ela para eventos noturnos, de manhã um look all black fica muito pesado e você pode passar calor, prefira uma combinação com azul marinho (alça jeans azul marinho, camisa e sapato marrom), fica mais leve e não perde a elegância.

  25. Kelvin disse:

    Boa tarde Kauê,
    Posso usar um terno ou um palitó com uma calça jeans? Nesse caso para trabalhar, pois meu trabalho exige formalidade nem tanto.
    Atualmente uso roupa tanto sem palitó e terno,
    Como eu tenho palitó e terno, quero usar com calça jeans, pode? Um gestor da minha empresa usa, acho muito bacana, o que vc acha?
    Abraços e muito obrigado pelas dicas…

    • Passarela disse:

      Oi Kelvin, tudo bem?
      Eu indicaria você usar um blazer mais casual, um paletó é bem estruturado e tem um tecido mais formal e pode ficar muito contrastante com o estilo despojado da calça jeans, tenho receio de o seu look ficar estranho pela formalidade que um paletó exige.
      Nesse caso indico que compre um blazer casual preto (na Zara tem uns bem legais, a Renner e outras lojas desse estilo têm também) assim você pode usar desde com camisa social e calça jeans até mesmo com uma camiseta em uma ocasião mais despojada.
      Espero ter ajudado. Abraços

  26. beatriz costa disse:

    olá!!! gostaria que vc desse uma idéia de como usar um blazer para ir a um casamento. Ainda não comprei mas vi um bege e achei lindo o tecido é diferente parece um linho,mas acho que nao é. Se eu comprar com que usar? meu marido é baixinho e com o preto dar uma impresão que fica comprido e ele fica bem estreito. Dê uma dica de um look para casamento com blazer ou sem blazer.

    • Passarela disse:

      Oi Beatriz, tudo bem? Irei te responder por e-mail também para ter certeza que você receberá a resposta no tempo certo.
      Antes de qualquer coisa preciso saber o local onde será o casamento, o horário, qual o estilo do evento e se os noivos solicitaram um dress code nos convites.
      O blazer pode ser usado com calça jeans para produções não tão formais mas que exigem uma certa elegância (o traje passeio ou esporte chique por exemplo). Nesse caso seu marido pode usar o blazer bege que citou, uma camisa branca, azul marinho ou azul claro e uma calça jeans azul marinho escura com um sapato e cinto marrons.
      Porém o blazer bege pode ser usado somente até as 18hrs, depois disso o correto é usar preto ou cinza escuro (grafite/chumbo).

      Se quiser uma produção sem blazer aí fica mais fácil pois ele pode usar uma camisa de qualquer cor (branca, lilás, azul, cinza, preta etc) com uma calça social e um sapato que vai ser preto (se a calça social for preta) ou marrom (se a calça social for azul marinho ou cinza escuro).
      Você disse que ele é baixinho certo? Nesse caso indico uma combinação com a camisa e a calça da mesma cor para alongar a silhueta dele. Preto com preto fica imponente e muito chique, azul marinho com azul marinho fica mais moderno e não tão “sério” como o look todo preto.

      Espero ter ajudado, se você precisar de mais algo é só me falar.

  27. beatriz costa disse:

    kauê!!! acho que o tecido é lã fria
    POR FAVOR ME RESPONDA , POIS O CASAMENTO ESTÁ PRÓXMO

  28. Lima disse:

    vou casar no civil pela manhã e tenho uma camisa manga longa azul marinho, com qual cor de Blazer devo usar? um cinza ficaria bom? e a calça tem que ser da cor do blazer? pode ser algum jeans para a calça e a cor?

    • Passarela disse:

      Olá, tudo bem?
      O blazer cinza ficará ótimo, sobre a calça indico uma jeans azul marinho lisa e escura para completar a produção, seguindo a cor da camisa. Se quiser você ser também uma calça social cinza mas ao meu ver a jeans deixará o seu look mais moderno e jovem. Em ambos os casos o sapato deve ser marrom para combinar com o tom da camisa.
      Espero ter ajudado.

  29. Renato disse:

    Kauê, tenho um paletó risca de giz, sendo que a calça do terno não tenho mais. Posso utilizar este paletó com outra calça social, preta ou até com outro tipo de risca de giz?

    • Passarela disse:

      Oi Renato, tudo bem?
      O indicado, e o correto, é que uma peça social com padronagem, como seu paletó risca de giz, seja usada com o conjunto todo pois pode parecer estranho usar apenas uma peça ou outra em looks diferentes. Por isso não indico que use com calça social preta, outro tipo de risca de giz apenas se o visual ficar completo e que os tipos não sejam tão diferentes.
      Abraço

  30. Carlos Moreira disse:

    Bom dia, gostaria de saber uma coisa: Eu vou para um casamento as 16:00, gostaria muito de ir comum blazer preto com leves riscas, com uma camisa social cinza por dentro, uma calça social cinza com pequenas riscas e sapato social preto! Será que fica legal?

    • Passarela disse:

      Oi Carlos, tudo bem?
      Como o casamento é de tarde não indico cores tão pesadas como o preto e o cinza. Se quiser você pode usar uma camisa branca com uma calça social cinza e o sapato social preto que fica mais leve do que com a camisa cinza.
      Sobre o blazer peço que analise o dress code solicitado para o evento, se não for obrigatório o uso do blazer indico que vá apenas com a camisa, por ser durante a tarde o seu look pode ficar muito formal para a ocasião.
      Esse post aqui vai te ajudar a entender os tipos de dress code: http://www.homemnamoda.com.br/tudo-sobre-o-dress-code-masculino/
      Espero ter ajudado, precisando de algo é só falar!

  31. Muito bom vou dar a dica pra meu pai

  32. Leonardo Uono disse:

    Tenho uma formatura e o traje é social completo, não queria usar o terno por completo. Posso misturar o paleto preto com uma calça bege, usando gravata e o paleto fechado? Ou nao? To mt em duvida nisso.

    • Passarela disse:

      Oi Leonardo, tudo bem?
      Como o traje solicitado para o evento é social completo você terá que usar o terno completo, principalmente por ser uma formatura e uma ocasião que exige uma produção formal.
      Caso você troque a calça do terno por uma bege você irá modificar a personalidade do traje e pode não ficar legal para a ocasião. O que você poderia fazer é usar uma calça social estampada, mas que seja com fundo preto.
      Espero ter ajudado, precisando de algo é só falar.

  33. Douglas Freitas disse:

    Tenho um casamento para ir amanhã e até então estava tranquilo sobre a roupa que ia usar, pois tenho um terno preto risca de giz, camisa azul e comprei uma gravata azul com listras diagonais. Porém, engordei alguns quilos e ao provar a roupa vi que não servia mais (Apesar de ter usado umas 3 vezes somente), e queria uma opinião do que posso fazer.
    Eu pensei o seguinte, tenho uma calça preta de sarja, ficaria legal usá-la com a camisa que é lisa, gravata listrada e o paletó risca de giz ?
    Caso não, aconselha comprar um blazer, pois não queria comprar outro terno já que não trabalho com eles.

    • Passarela disse:

      Oi Douglas, tudo bem?
      O casamento é durante a noite certo? Se a ocasião não exigir uma produção tão formal (traje passeio completo) você pode ir apenas de calça de sarja + camisa + gravata. Agora se o evento exigir uma produção completamente social você pode ir sim com o paletó risca de giz e a calça preta lisa, não é o mais recomendado pois o certo é usar o conjunto do terno, mas como é de última hora e para você não precisar comprar um outro terno só para amanhã você pode fazer essa combinação para quebrar o galho.
      Não ficará feio, fique tranquilo.
      Espero ter ajudado, bom casamento!

      • Douglas Freitas disse:

        Kauê, Tudo bem!

        É a noite sim!
        Vou confirmar no convite se diz sobre traje completo, mas acredito que não seja.
        Se for você acha que valeria a pena comprar um blazer preto sem risca de giz ao invés de investir em um terno novo ?

        Abraços!

        • Passarela disse:

          Oi Douglas, só vi sua resposta agora, deu tudo certo?
          Sobre o blazer eu acho ótimo ter um blazer preto sem ser o paletó do terno, é uma peça coringa que pode ser usada em várias ocasiões.
          Abraço.

  34. Luciano Macedo disse:

    Kauê
    Onde entra o smoking nessa história toda.? .. Nem sei se é assim que se escreve… Kkk

  35. Tiago Vinicius disse:

    Olá Kauê Santoro
    Boa tarde, minha primeira vez visitando o blog e gostei muito, está de parabéns, mas ainda estou com dúvidas; e peço encarecidamente sua ajuda!
    Minha irmã irá se casar agr em fevereiro e eu estava procurando o quê usar na cerimônia do casamento, pois não vou ser padrinho e sou o único irmão, então andei pesquisando o que vestir mas sabendo que teria que ser uma roupa social, mas aí que está o problema, nunca usei roupa social e fiquei na dúvida porque nas lojas onde fui, disseram que como sou o irmão da noiva devo usar um terno completo, com calça, camisa, gravata, colete, paletó e um sapato social, e já pessoas da família, parênteses, amigos disseram que posso usar uma calça jeans lisa, camisa de um tom forte, dobrada nas mangas e um sapato. Fiquei muito perdido e na dúvida do que escolher então fui em uma outra loja e me disseram o mesmo, decido, comprei pela primeira vez o terno completo, preto Slim com colete, um cinto preto e uma camisa azul clara, duas gravatas uma na cor vermelha com listras cinza e preto a outra na cor preta com listras cinza, falta só o sapato social, troquei a camisa branca pela azul clara por medo de parecer o garçom, mas acho que o paletó é um blazer pois andei comparando com o paletó de meu pai, e agora estou com receio e dúvidas e essas são as minhas perguntas.
    Como saber se é um paletó ou um blazer?
    Se for um blazer é aconselhável usar com o colete?
    Eu devo ir mesmo com terno? usando colete??
    Fiz uma péssima escolha ao trocar a camisa branca por uma azul no tom clara?
    Eu vou estar chamando atenção usando terno no casamento de minha irmã?
    Não vou estar competindo com o noivo?
    Porque ele também estará usando colete mas é um Fraque e disseram que é diferente do terno, mas achei meio parecido, enfim tem como me ajudar e responder a tempo por favor.
    Aguardo ansioso
    Obrigado!

    • Passarela disse:

      Oi Tiago, tudo bem?
      Fico muito feliz em tê-lo por aqui e de saber que gostou do conteúdo do blog!
      Vamos lá então, primeiramente o importante é saber qual o tipo de casamento. Sua irmã fará algo que exija uma produção social completa ou algo mais despojado e casual? Será de dia ou de noite? Pelo o que você disse o noivo usará fraque certo?! Então posso imaginar que a ocasião pede um visual elegante e o traje social é mais do que necessário.
      Te informaram certo na loja, você deve estar de terno completo (paletó, camisa, gravata, calça social e sapato, o colete não é obrigatório). A diferença do paletó e do blazer está principalmente no tecido, se o tecido da sua peça for mais grosso e tiver uma textura muito diferente do que o paletó do seu pai pode ser que tenham te vendido um blazer, mas acho muito difícil já que você comprou um terno completo. Para tirar a dúvida compare o paletó com a calça que veio junto, se os dois forem do mesmo tecido e as cores iguais fique tranquilo que está certo!
      Sobre a escolha da camisa azul no lugar da branca isso é muito de gosto pessoal, não há problema algum em usar a camisa azul clara porém a gravata deve ser preta pois a vinho fica melhor, quando combinada com camisa azul clara, com o terno azul marinho (que é mais indicado para o dia).
      Fique tranquilo pois você não estará competindo com o noivo e muito menos chamando muita atenção, o fraque realmente é diferente do terno (sua personalidade é bem mais elegante, é um traje de eventos muito sofisticados) e como o noivo estará com esse tipo te traje já fica visível que a cerimônia pede algo elegante também dos convidados. Imagina que estranho seria se o noivo usasse um traje altamente sofisticado e os convidados uma produção com jeans e camiseta?!
      Por via das dúvidas confirme com a sua irmã tudo isso que afirmei, as vezes ela realmente não quer algo muito chique e só o noivo estará com traje social.
      Qualquer dúvida fique à vontade para voltar a escrever, abraço.

      • Tiago Vinicius disse:

        Boa noite, estou bem graças a Deus.
        Então Kauê, minha irmã escolheu 12 padrinhos e pediu a todos eles usarem terno, e as madrinhas vestido na cor Azul Royal, o casamento será de noite às 20 hrs,
        Bom… andei comparando o paletó e tem tudo a ser um blazer, mas li um comentário aqui em seu blog que diz a respeito do blazer ser um paletó e é bem parecido com esse do link abaixo. http://www.richoutfit.com.br/product.php?id_product=243
        E fico na dúvida, porque comprei o colete e não sei se pode ou se fica legal usar com o blazer, poderia te mandar a fto por email?
        Mas muito obrigado pela ajuda e por ter respondido tão rápido, não esperava, agradeço pela atenção um abraço.

        • Passarela disse:

          Se ele for parecido com o do link Tiago pode ficar tranquilo que é um paletó sim, os blazers têm uma pegada muito mais casual.
          O colete deixa o look mais sofisticado e elegante, o que é indicado para situações que exijam uma produção social completa, se quiser pode usar o colete sem problemas, porém imagino que os padrinhos estarão sem colete pois normalmente o noivo é quem usa o traje com colete.
          Fique a vontade para tirar dúvidas, estou à disposição.
          Abraço

  36. Legal… não sei nem o que é terno… kkkk… mas podia tocar mais nos detalhes, botões, costura, sei lá… bacana o texto e fotos, esclarece muita coisa.

  37. Leandro Sarmento disse:

    Oi Kauê, tudo bem? Tava fazendo uma pesquisa e achei essa postagem. Gostei bastante. Mas tenho uma dúvida. Tenho uma formatura para ir, pelo que li vou com traje costume e gostaria de saber se caberia usar um paletó verde musgo com uma calça preta. E se essa combinação for boa, teria alguma cor de gravata mais indicada? E alguma cor contra indicada?

  38. Ícaro Souza disse:

    Muito boa as dicas!
    Me ajudou bastante, obrigado!

  39. PAULO ROBERTO DE SOUSA disse:

    BOM DIA KAUÊ.

    TENHO UM PALETÓ PRETO NORMAL, GOSTARIA DE USALO A NOITE EM UM EVENTO CASUAL, COM CALÇA JEANS PRETA E UMA CAMISA CLARA. FICA LEGAL???

    • Passarela disse:

      Olá Paulo! Tudo bem?
      Essa combinação que descreveu pode ser usada sim num evento casual à noite! Vai fazer bonito, com certeza!
      Abraço!

      • Glawsson disse:

        Eu gostaria de saber qual seria a roupa ideal para mim usar na formatura, estou me formando e com muitas duvidas nas escolhas a qual roupa usar.

        • Passarela disse:

          Oi Glawsson! Tudo bem?
          Para o baile, o ideal é sempre usar terno completo. Para a colação, se você for usar a beca, uma calça com camisa é o suficiente.
          Sempre que precisar, pode entrar em contato conosco.
          Obrigado!