Home / Beleza e Saúde / 4 Dicas para deixar suas roupas cheirosas
4 Dicas para deixar suas roupas cheirosas
12 nov.2020

4 Dicas para deixar suas roupas cheirosas

É desanimador quando você decide pelo look perfeito, abre o guarda-roupa e quando pega as suas peças, as suas roupas não estão cheirosas. Isso acontece por diferentes motivos e um deles pode ser a forma como você tem lavado e guardado suas peças.

Para te ajudar, nós separamos dicas de como deixar as suas roupas cheirosas (com aroma de lavanda, eucalipto, orquídea, floral ou o que preferir) de forma simples. Confira!

Como deixar a roupa cheirosa no dia a dia?

Para garantir que as roupas femininas fiquem sempre limpas e cheirosas, é importante tomar alguns cuidados na hora de armazenar as peças (tanto as sujas quanto as limpas) e também usar produtos aromáticos para deixar aquele cheirinho de lavanderia. Veja as nossas principais dicas:

1)      Mantenha a limpeza do guarda-roupa em dia

Engana-se quem pensa que apenas as roupas precisam ser limpas. O armário também merece cuidados especiais para retirar o cheiro ruim e evitar a proliferação de fungos, como o mofo, um dos piores inimigos do guarda-roupa cheiroso. Para realizar a limpeza, você pode preparar a seguinte receita:

·         1 colher (sopa) de detergente;

·         ½ xícara de água;

·         ½ xícara de álcool de eucalipto.

Para utilizar a mistura, é só passar uma pequena quantidade em um pano e espalhá-la por todo o armário. Em seguida, passe um pano limpo e seco para retirar os resíduos do produto. Deixe o armário aberto e sem roupas por aproximadamente duas horas para arejar.

2)      Utilize sachês perfumados

Os sachês perfumados são uma das opções mais tradicionais quando a questão é como deixar o guarda-roupa cheiroso, afinal, são práticos e duráveis. No mercado, existem diversos tipos de sachês com diferentes saquinhos e perfumes.

Utilize sachês perfumados
Fotos: reprodução/Google/Pinterest

Para utilizá-los, é só comprar os sachês de sua preferência em lojas especializadas em produtos de limpeza, ou supermercados e espalhá-los pelo guarda-roupa. Se preferir, você também pode optar por fazer seu próprio sachê perfumado em casa. Você só precisará de:

·         250 g de sagu

·         10 ml de essência

·         5 ml de álcool de cereais

·         5 ml de fixador de essência

·         tecido

·         fita

Misture os líquidos com o sagu e deixe que ele os absorva. Corte o tecido em círculos, coloque uma colherada de sagu já seco no centro, junte as pontas do tecido e amarre com uma fita.

3)      Escolha o sabão e amaciante certo

Muita gente acha que basta usar um amaciante cheiroso para garantir roupas cheirosas. Faz sentido e é importante sim, mas não é suficiente.

O sabão em pó também é importante. Por isso, escolha um sabão de boa qualidade que além de cuidar das suas roupas vai ajudar na fixação do aroma do amaciante.

Escolha o sabão e amaciante certo
Fotos: reprodução/Google/Pinterest

E mais uma dica: não exagere na quantidade de sabão. Se na hora do enxague o sabão não for removido completamente a sua roupa pode acabar ficando com marcas, uma textura endurecida e com mau cheiro.

4)      Atenção com o cesto de roupa suja

Pode parecer que não, mas o cesto de roupa suja possui um papel importante na manutenção das suas roupas como um todo, não apenas no cheirinho delas.

Isso porque ao misturar as roupas sujas sem critério algum você pode acabar passando o odor de uma para outra.

Por isso, a dica aqui é separar as roupas do dia a dia, aquelas que você usa para o trabalho (que geralmente não estão tão sujas), daquelas usadas na academia ou que você usou para fazer faxina.

Atenção com o cesto de roupa suja
Fotos: reprodução/Google/Pinterest

Cuidado também com roupas sujas de pelos de animais, pois além do mau cheiro, elas podem acabar passando pelo para as outras roupas.

Pronto! Com essas pequenas ações mesmo roupas guardadas há algum tempo se manterão com aquele cheirinho gostoso como se acabassem de sair da máquina. Gostou das nossas dicas? Então, não deixe de acompanhar nosso blog para receber mais novidades semanalmente.