Home / Beleza e Saúde / 4 atividades que trazem benefícios à mente
4 atividades que trazem benefícios à mente
04 jan.2021

4 atividades que trazem benefícios à mente

Não é nada fácil conciliar o trabalho do dia a dia e manter algumas atividades que trazem benefícios à mente. Sair cedo e chegar muito tarde em casa estão entre os principais empecilhos para quem deseja desfrutar de pequenos prazeres, como realizar um exercício físico. O que muitos não entendem é que é de extrema importância manter a saúde física e mental equilibrada para que consigam ter tranquilidade e ficar longe de futuros problemas.  

Para passar longe destes problemas e viver no equilíbrio onde corpo e mente trabalham harmonia,  separamos algumas dicas que vão te ajudar a manter a mente sempre saudável, lúcida e ativa, confira!

1 – Faça exercícios regularmente

Uma das maiores armas contra o estresse é a prática de atividade física, afinal: corpo são, mente sã. Manter-se em movimento gera muitos benefícios. Aumenta sua imunidade, administra seu peso, libera a tensão e o estresse, melhora o humor, aumenta a autoestima, dentre outros. Além disso, reflete diretamente em quem você será no dia a dia, por isso, encontre alguma atividade que você goste e se desafie constantemente;

Faça exercícios regularmente
Fotos: reprodução/Google/Pinterest

2 – Alimentação adequada

Adotar uma dieta balanceada e nutritiva pode parecer uma medida de cuidado apenas com o corpo, mas a verdade é que também provoca um gigante impacto na saúde da mente. A alimentação saudável é um ótimo exemplo de como a saúde do corpo e da mente andam juntas. Você sabia que alguns alimentos como frituras, álcool e cafeína podem aumentar o seu estresse e tensão? Por outro lado, o ideal é o consumo de alimentos mais saudáveis, como frutas, legumes, peixes, iogurtes e muita água.

 Alimentação adequada
Fotos: reprodução/Google/Pinterest

3 – Cuidar do sono

Será que o estresse não é provocado pela falta de dormir e de descansar o suficiente? Geralmente, pela correria do dia a dia, não dormimos o mínimo de 7 horas recomendados por noite, ou pior, dormimos essas 7 horas, mas muito mal dormidas.

Cuidar do sono
Fotos: reprodução/Google/Pinterest

Para manter a qualidade do sono, procure deitar e acordar nos mesmos horários, defina momentos para se desligar do trabalho e de processos de pensamentos, para relaxar com livros ou com um banho. Durma em locais escuros e silenciosos e não beba café antes de se deitar.

4 – Aprender coisas novas

Tirar o cérebro da monotonia da repetição e propor o desafio de aprender novas habilidades é uma ótima forma de estimular as funções cognitivas a se manterem rápidas e ativas. Estudos indicam que dedicar 15 minutos diários para aprender coisas novas já é suficiente para impactar positivamente a saúde cerebral.

Aprender coisas novas
Fotos: reprodução/Google/Pinterest

Aprender a falar uma nova língua, tocar um novo instrumento, jogar um novo jogo, descobrir novos caminhos para chegar em casa – vale qualquer coisa para tirar o cérebro da rotina! A provocação de gerenciar novas situações é um bom estímulo à capacidade de raciocínio lógico.

Faça sua parte!

Agora que você já sabe algumas dicas que trazem benefícios à mente, que tal colocá-las em prática no seu dia a dia? Utilize essas dicas para uma rotina saudável e promova mudanças no seu dia a dia. Você se sentirá mais descansado e com maior disposição para render no trabalho. Quer mais conteúdos como este? Continue acompanhando o nosso blog!