O sucesso começa no guarda-roupa » Passarela Blog
O sucesso começa no guarda-roupa

O sucesso começa no guarda-roupa

Competência e talento são as palavras de ordem quando a assunto é ascensão profissional, porém, se engana quem pensa que o sucesso depende única e exclusivamente de características abstratas como essas, a aparência é parte fundamental desse processo.

Segundo a especialista em marketing pessoal Lígia Marques, “Não há traje neutro: você sempre estará transmitindo algo pelo modo de se vestir”.

Cada detalhe do visual conta e transmite uma informação às pessoas que observam, seja um acessório, tatuagem, sapato, chapéu enfim, a comunicação visual acontece muito antes da oral e por isso é fundamental que essa primeira impressão atinja as pessoas certas da maneira correta.

Como compor o visual varia de acordo com a ocasião e ambiente da empresa, é preciso ter a percepção de saber o grau de formalidade do local de trabalho, afinal, estar bem vestido é um sinal de respeito com a empresa e os companheiros de trabalho.

Para ambientes mais formais, há poucas opções de variações, a não ser pelas cores de camisas, sapatos e cortes do terno. Dica: Costume (terno sem colete) ou calça e blazer, com camisa e gravata.

Em ambientes menos formais, vale investir em um look “esporte fino” com calça esportiva e camisa polo ou calça social e camisa de manga comprida.

Nos dias mais quentes é interessante utilizar variações das mesmas peças com tecidos mais leves, e por mais que o verão esteja em alta, bermudas, chinelos, sandálias estão fora de cogitação no ambiente de trabalho. Também é bom evitar acessórios extravagantes como colares e pulseiras.

Respeitar os colegas, o ambiente e personalidade da empresa, aderindo a sua filosofia, são itens fundamentais para à tão sonhada ascensão profissional.


Sapato Masculino Ferracini 5940 – Preto / Sapato Masculino Ferracini 6950 – Tabaco / Sapato Masculino Ferracini 4600 – Preto / Sapato Masculino Rafarillo 2318 – Grafite

Acesse – www.passarela.com.br

Compartilhe

2 Comentários

  1. Marcos - 26 de fevereiro de 2014

    Interessante a matéria Kauê, achei interessante essa observação:
    – “Segundo a especialista em marketing pessoal Lígia Marques, “Não há traje neutro: você sempre estará transmitindo algo pelo modo de se vestir”.”

    Segundo essa frase achei interessante abordar também a questão da comunicação visual também no âmbito da vida social, pois sempre que se aborda a questão do vestir-se bem e adequadamente as pessoas (principalmente homens) preocupam-se apenas com a comunicação visual no âmbito profissional.
    Daí sempre vem aquelas indagações típicas de nós homens com aquela velha história de “Ah eu não me importo com roupa e nem com visual”.

    E também na vida social não somos plenamente livres para vestir tudo aquilo que quisermos, as pessoas costumam dizer no politicamente correto “Ah cada um se veste da maneira que gostar e se sentir melhor”, mas se eu quiser ir de fraque e cartola no shopping ou de terno e gravata, “smokin” ou sobretudo gótico na balada muita gente vai se “incomodar”, até aqueles homens que se dizem não se importar com roupa e nem se importarem com o que os outros dizem.

    Na vida social a maneira de vestir-se também determina ou seu sucesso ou não, o que acontece é que muitas pessoas tapam o sol com a peneira, fazendo-nos ter a impressão de que somos livres, você já havia abordado essa questão Kauê ?

    • Passarela - 27 de fevereiro de 2014

      Oi Marcos, realmente concordo muito com você nessas afirmações e o modo como nos vestimos é o que ajuda em nosso sucesso muitas vezes, tanto na vida profissional como pessoal, afinal o nosso visual diz muito, senão tudo, sobre nós. Sabe aquela coisa de primeira “percepção”? Pois é.
      Nunca fiz um post exatamente sobre esse assunto, deixo sempre algumas dicas aleatórias sobre o tema da matéria mas nunca parei para falar só sobre isso, seria interessante pois é o que aprendi no meu curso de “consultoria de imagem”. Muito obrigado pela sugestão e fico feliz em ter um diálogo como esse e em saber sua opinião.

Deixe seu comentário aqui