Minissaia - Conheça a História Dessa Peça Revolucionária » Passarela Blog
Minissaia – Conheça a História Dessa Peça Revolucionária

Minissaia – Conheça a História Dessa Peça Revolucionária

Quem gosta de história da moda sabe quão revolucionária foi a minissaia e quanto essa peça representa. Para além do encurtamento da saia, a minissaia está ligada à liberdade das mulheres. Quer saber mais? Então continue lendo e conheça a história por trás dela.

Saiba como surgiu a minissaia

Em 1920, as flapper girls apareceram com vestidos mais curtos do que os usados até então, com bainhas pouco abaixo dos joelhos. Lá pela década de 1940, a minissaia surgiu em alguns desenhos de pinups e em figurinos de filmes de ficção científica. Porém o nascimento dessa peça só aconteceu realmente nos anos 1960.

Assim como os Beatles, a minissaia foi febre entre 1960 e 1970. Elas surgiram já causando alvoroço, pois eram consideradas muito ousadas e até mesmo vulgares. Até então, as saias mais curtas iam até a altura dos joelhos, logo, esse encurtar de 20 centímetros foi um choque.

Ao mesmo tempo, o mundo via a popularização do movimento feminista, com o “Women’s Liberations” e o lançamento da pílula anticoncepcional. Para muitas, vestir uma minissaia não era só uma manifestação fashion, mas também um ato político, contestador.

Foi com os modelos da estilista Mary Quant que as minissaias se popularizaram. A jovem britânica, que foi a primeira a dar nome para essa peça tão polêmica, fazia peças bem curtas que seguiam a moda dos anos 1960, bem coloridas.

Com criações futuristas, o estilista francês André Courrèges também fez parte da história do nascimento da minissaia, com modelos curtíssimos em um estilo bem “espacial”. Ele também causou certo burburinho, pois nessa época os estilistas franceses ainda torciam o nariz para a peça.

De mal vista a peça curinga

Esse ícone fashion hoje se tornou uma peça comum, que faz parte do guarda-roupa das mulheres, principalmente das brasileiras. Seja para uma tarde quente, para ir ao shopping ou até mesmo para a balada, a minissaia é uma peça super adaptável.

Para quem busca um look mais romântico, por exemplo, escolher uma combinação com um salto anabela ou uma sapatilha é o ideal. Entretanto, se o que você quer é apostar na sensualidade, um salto agulha é exatamente o que precisa.

Gostou de conhecer a história da minissaia? Então continue navegando pelo blog da Passarela para ficar ainda mais por dentro do mundo da moda.

Compartilhe

Deixe seu comentário aqui