Dicas: Skate para iniciantes » Passarela Blog
Dicas: Skate para iniciantes

Dicas: Skate para iniciantes

Pensando em começar a andar de skate? A prática melhora a coordenação motora e o equilíbrio, emagrece e ainda te deixa mais tranquilo para o dia a dia. Vamos conferir algumas dicas para iniciar na prática?

1) Compre uma prancha que se adeque aos seus interesses. Há diversos estilos e marcas de pranchas disponíveis para todos os níveis de habilidade e preferências. Visite uma loja de skates para observar as opções presentes e receber conselhos de skatistas mais experientes a respeito da escolha da prancha adequada ao seu tamanho e ao que você espera dela:

Skate para iniciantes

Long boards, ou pranchas longas, são ótimas para longos percursos e também fáceis de serem manuseadas por iniciantes. Se você tem interesse em algo fácil de andar e sair por aí, ou em algo que lhe leve de um lugar a outro, uma long-board é definitivamente a opção adequada. Elas não são boas para truques e manobras, então, se você tem interesse em praticar ollies, não será a melhor opção.

Classic boards, ou pranchas clássicas, são o que você pensa quando se lembra da palavra “skate”. Com extremidades moldadas perfeitamente para a execução de manobras, chutes e pulos, e fáceis de direcionar, essas pranchas são excelentes para andar por aí em altas velocidades, embora exijam maior prática para conseguir equilíbrio de início. Se você quer eventualmente treinar em um half-pipe, essa é a escolha perfeita para você.

Custom boards, ou pranchas personalizadas, são construídas e montadas por sua conta, com ferramentas básicas. Geralmente, skatistas mais avançados e experientes personalizarão suas rodas, eixos, rolamentos e a própria prancha a partir de diferentes opções disponíveis.

Skate para iniciantes

2) Assegure-se de que a sua prancha tenha sido configurada adequadamente para iniciantes. Você não vai querer uma prancha incrivelmente encurvada e eixos frouxos quando estiver começando. Embora essas características sejam boas na execução de alguns truques, torna-se muito mais difícil manter-se equilibrado enquanto se anda sobre a prancha — e você provavelmente vai se cansar depois de certo tempo, se não conseguir sequer se manter em pé. Você agora deseja uma prancha relativamente plana com eixos firmes para aprender.

Skate para iniciantes

3) Compre um bom par de tênis para skate. Tentar subir no skate com coturnos militares ou chinelos havaianas é uma ótima maneira de se machucar feio e torcer o tornozelo. Calçados para skate têm o tipo certo de sola para aderir à prancha e lhe assegurar tanto a proteção quanto o apoio, tornando-os ideais para o aprendizado do skate. Na Passarela.com você encontra diversos modelos e marcas voltadas para o skate, que cabem no seu bolso!

Tênis Skate

4) Sempre vista roupas protetoras e um capacete. É absolutamente essencial que você tenha um capacete para a prática do skate, com uma superfície suave e uma cinta de proteção bem justa para evitar danos à cabeça. É provável que você caia bastante no início, de modo que se torna importante garantir a sua própria segurança com o uso de um capacete. Eles também ficam muito estilosos! Adicionalmente, joelheiras, cotoveleiras e proteções para os pulsos são também aparatos de proteção comuns, em especial quando se é um iniciante. Ao se acostumar um pouco mais com a prancha, você provavelmente não precisará vestir todas as proteções todas as vezes em que for andar de skate, mas a qualquer momento em que estiver aprendendo um truque novo, e especialmente ao aprender inicialmente a se manter em pé sobra a prancha, equipamentos almofadados adicionais são uma excelente ideia.

Skate

Não há nada de errado em evitar idas caras ao pronto-socorro, especialmente se você estiver se iniciando no esporte. Não deixe que ninguém lhe diga que “verdadeiros skatistas” não usam equipamento de proteção — algo simplesmente imaturo, estúpido e completamente errado de se dizer.

5) Encontre um bom lugar para praticar. Idealmente, você deve preferir concreto liso, sem muitas irregularidades e rachaduras que apenas atrapalharão o seu aprendizado à medida que você se move. Eventualmente, você poderá andar de skate sobre superfícies irregulares com segurança, mas é mais fácil aprender em um estacionamento ou local asfaltado não movimentado plano e liso.

skate 05

Tem sido infelizmente mais e mais difícil encontrar lugares que dão as boas-vindas a skatistas, dada a injusta reputação que o esporte tem em algumas cidades. Não seja um skatista que dá aos defensores da lei um nome sujo: assegure-se de ter permissão para andar de skate ao fazê-lo, e evite causar danos a propriedades que não pertençam a você.

E aí, se animou a praticar skate? Deixe seu comentário!

Fonte: pt.wikihow.com

Fotos: shutterstock / passarela.com

 

Compartilhe

Deixe seu comentário aqui