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Dicas e benefícios para treinar no Inverno

Dicas e benefícios para treinar no Inverno

O frio chega e a maioria das pessoas perde a vontade de fazer exercícios físicos. O ânimo e a disposição dificilmente vencem a briga com o termômetro. Porém, você nem desconfia que está desperdiçando o melhor período do ano para ganhar saúde e dar aquele gás no emagrecimento. Se o seu corpo já está acostumado aos exercícios, treinar no inverno trará mais resultados para o emagrecimento que no verão.

No inverno, geralmente o corpo vai precisar de mais calorias para se aquecer, o que aumenta o gasto de energia. Por isso temos mais vontade de consumir alimentos calóricos, nosso organismo está avisando que está com o metabolismo mais acelerado. Uma das vantagens de treinar no inverno é usar esse gasto calórico extra, acompanhado de exercícios e uma dieta equilibrada, para obter uma redução de gordura, por exemplo.

Para quem não gosta da academia tumultuada, das filas de espera nos aparelhos ou ficar desviando dos outros no parque, o inverno também traz uma ótima vantagem. Aproveite para curtir mais os parques, correndo ou caminhando à vontade e curtindo o visual. Só não se esqueça do agasalho!

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É comum, principalmente nas regiões sul e sudeste do Brasil, que as pessoas fiquem mais deprimidas no inverno. A prática de exercícios físicos aumenta a concentração de endorfina, substância que promove bem-estar e ajuda no tratamento da depressão. Estudos mostram que ela é liberada de 24 a 48 horas após o treino, por isso, quem treina com frequência sente os benefícios durante toda a estação.

Quem sofre com sobrepeso e obesidade sente um incômodo grande no verão, quando o calor estimula ainda mais a transpiração. Transpirando menos no inverno, o treino fica mais agradável.

Estar devidamente protegido do frio e do vento é importante para manter o corpo na temperatura ideal antes e no início da atividade. Se for praticar atividade física em lugar aberto, como um parque, utilize gorro, luvas e calça comprida que proporcionam um treino mais agradável nos dias de temperatura baixa. Um agasalho pós-treino e camiseta seca são itens essenciais para após a atividade física em dias muito frios.

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O aquecimento em dias frios deve ser mais prolongado; se em dias de temperaturas mais altas bastem 10 minutos para estar aquecido, no frio este tempo pode até dobrar! Respeite a necessidade do seu organismo em demorar mais tempo para atingir a temperatura corporal ideal para realizar a atividade mais intensa.

E por último, mas não menos importante, lembre-se de hidratar-se! Com certeza suamos menos devido à temperatura mais baixa, mas de qualquer forma e dependendo do tipo de treino a perda de líquido ainda pode ser significativa, por isso não descuide da hidratação, mantenha a mesma rotina dos dias mais quentes apenas a quantidade de reposição se torna um pouco menor.

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