Dica rápida: Onde e como usar calça social? » Passarela Blog
Dica rápida: Onde e como usar calça social?

Dica rápida: Onde e como usar calça social?

A forma correta de usar calça social, aquela que normalmente acompanha o paletó e compõe o terno, pode ser uma dúvida para os homens que estão acostumados a associar essa peça a uma imagem mais séria – o que não é um conceito errado!

As calças sociais têm modelagem mais larga e clássica, e são confeccionadas em tecido específico, próprio para looks sociais. Isso faz com que qualquer visual formado por ela seja mais formal.

Se você não sabe bem como usar calça social masculina, veja algumas regras básicas para não errar ao optar por essa peça.

Calça Social Masculina (2)

Ocasiões para usar calça social masculina

Como já dissemos, a calça social confere a todo look um ar de mais formalidade e seriedade, por isso, ela não deve ser usada no dia a dia, a menos que sua profissão exija.

Já em eventos sociais como casamentos tradicionais, cerimônias religiosas e jantares mais formais, as calças sociais são o traje ideal. De preferência, devem ser usadas compondo o terno completo, com paletó. Nessas ocasiões, usar a calça social masculina será sempre adequado.

Em situações que não peçam o uso do traje social completo, a calça social masculina é totalmente dispensável e pode ser substituída por uma calça de sarja ou jeans em cor escura e modelagem mais ajustada ao corpo. Essas calças ficam ótimas com blazers e sapatos mais despojados, além de formarem um visual mais jovem quando usadas com camisa.

Calça Social Masculina (1)

Melhores combinações para usar calça social

Nossa dica principal para não errar ao usar calça social masculina é apostar sempre na combinação dessa peça com camisa social e sapato social. Em dias de temperatura baixa ou em ambientes que peçam, inclua o paletó e, se preciso, a gravata no look.

Jamais combine calça social com camisetas, polos, moletons e jaquetas de qualquer tecido. Nos pés, opte sempre pelo sapato social. Nem mesmo os sapatênis estão liberados.

Veja algumas combinações não adequadas para a calça social.

O look do lado direito, com o suéter estampado, paletó, camisa e gravata, por exemplo, é um modo errado de usar a calça social, principalmente, pelo sapatênis no pé. Sapatênis é para se usar apenas com calças jeans ou de sarja, também chamados de chino. Com calça social, use apenas sapato social.

Outra observação, a mistura do paletó em risca de giz com o suéter estampado e a calça lisa causa certa confusão de estampas e padronagens. Na dúvida, aposte em peças do mesmo estilo, para não errar.

Tem alguma dúvida sobre como usar calça social masculina? deixe nos comentários!

Compartilhe

3 Comentários

  1. cauã vitoriano - 20 de março de 2014

    oi sou negro tenho 186 108kg sou relativamente grande rsrs’ gostaria de sugestoes pois tenho um casamento agora em abril.

    Tenho 1 ideia.: calça jeans, sapato, colete em tom grafite, camisa roseada, gravata rosa slim trabalhada.

    • Passarela - 20 de março de 2014

      Oi Cauã, tudo bem?
      Gosto da sua ideia de combinação! O casamento permite um visual não tão formal? Tem algum traje especificado no convite? Se ele permitir uma produção com jeans e só o colete não há problema, apenas indico que o jeans seja escuro, de preferência preto para dar um ar mais formal e combinar com o grafite do colete. Sapato preto também tudo bem?
      Se eu puder ajudar em mais alguma coisa é só falar!

Deixe seu comentário aqui