A importância do uso do filtro solar » Passarela Blog

A importância do uso do filtro solar

É verão! As altas temperaturas e o período de férias instigam todos a descansar e recarregar as energias nas praias de todo o país. Também é nessa época do ano, que os problemas de pele começam a aparecer, devido à grande exposição solar.

Para evitar tais transtornos e manter a pele sempre saudável, a Especialista em Fisioterapia Dermato-Funcional, Grace Reis, diz que antes da exposição ao sol é fundamental a utilização de um filtro solar que esteja de acordo com o tipo de pele de cada um. “Caso a intenção seja se bronzear, recomenda-se evitar a exposição solar das 10 às 16 horas”, alerta.

Segundo Grace, durante a exposição é imprescindível que se repasse o filtro solar em intervalos de 3 em 3 horas, ou após atividade física, suor excessivo ou contato com água. “Após a exposição, recomenda-se um banho morno e rápido, pode-se fazer o uso de óleos de banho e deve-se passar cremes hidratantes para evitar a descamação da pele”, aconselha a especialista.

É importante atentar para os fatores de proteção indicados nos protetores solar. “As pessoas com pele clara devem ter mais cuidado na utilização dos protetores, pois são mais sensíveis aos raios solares. Se o filtro solar permitir que a sua pele fique vermelha, a proteção não está sendo eficaz e o fator de proteção deve ser aumentado ou a aplicação realizada em intervalos menores”, explica a profissional. Em caso de dúvidas em relação a qual fator usar, sempre consulte um dermatologista.

A excessiva exposição ao sol causa muito mais do que somente ardor e aquele “descamado” incômodo. Grace explica que, quanto maior for a exposição solar, maior será o fotoenvelhecimento, decorrente do efeito da radiação ultra-violeta do sol sobre a pele durante toda a vida. “A longo prazo a pele torna-se mais áspera, pode surgir manchas, rugas e flacidez. Pode ocorrer também dilatação de pequenas veias e ressecamento, além do câncer de pele”, alerta a especialista.

Portanto, para aproveitar o verão de maneira saudável, use e abuse de protetores solares, óculos escuros, chapéus e evite se expor ao sol em horários de pico. A sua pele agradece!

Dra. Grace Reis – CREFITO 3 35824-LTF
Fisioterapeuta graduada pela UniAnchieta
Especialista em Fisioterapia Dermato-Funcional pela Universidade Gama Filho

Compartilhe

Deixe seu comentário aqui